Nesta terça-feira, 29, a Prefeitura de Nova Friburgo realizará a vacinação de quarta dose dos imunossuprimidos em Nova Friburgo. Para os idosos com mais de 80 anos, o governo municipal está aguardando o envio de novas doses, que deve ser feito pelos órgãos federais e estaduais na próxima semana. Assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber os imunizantes, a vacinação para esse público será oferecida.
Ainda na terça-feira, será oferecida a imunização de reforço com a terceira dose para os grupos que já cumpriram o seu período de aprazamento entre a segunda e terceira aplicação. Também haverá repescagem para quem ainda não conseguiu tomar a vacina, seja de primeira ou segunda dose.
Já a vacinação infantil acontecerá na quarta e quinta-feira, 30 e 31. Na quarta-feira, crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade poderão receber a primeira ou segunda dose da Coronavac. Já na quinta-feira, todos os menores de 5 a 11 anos poderão receber a Pfizer Pediátrica.
O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a recomendação para que os estados e municípios apliquem o segundo reforço da vacina contra a Covid-19 (quarta dose) em idosos com mais de 80 anos. A estimativa da pasta é de que 4,6 milhões de pessoas nessa faixa etária recebam a dose extra nos próximos meses.
A aplicação da quarta dose deve ser feita quatro meses após o primeiro reforço (terceira dose). Outra orientação da pasta é que o segundo reforço seja feito, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. A pasta avisa que já há vacinas desse fabricante suficientes para aplicação neste grupo. As vacinas da Janssen e da AstraZeneca "também podem ser utilizadas, independentemente do imunizante anterior", diz nota do Ministério da Saúde.
Anteriormente, a quarta dose só era indicada para pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos. A ampliação do grupo que receberá o segundo reforço contra a Covid-19 foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI).
Estes consideraram a redução da efetividade das vacinas da Covid-19 entre as faixas etárias mais avançadas para recomendar a quarta dose para este grupo. "A diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo", explicou o ministério.
A necessidade da aplicação da quarta dose da vacina da Covid-19 em outras faixas etárias é acompanhada pela pasta "e as recomendações podem ser revistas a qualquer momento", diz a Saúde.
No município do Rio de Janeiro, a quarta dose para os maiores de 80 anos começou na última quinta-feira, 24. “O Ministério da Saúde considera que os idosos acima de 80 anos têm dificuldade de produção de anticorpos, está considerando no grupo de imunossuprimidos e recomenda que todos façam a quarta dose da vacina contra a Covid-19. É a segunda dose de reforço. Ela é bastante importante porque mantém o nível de imunidade bastante alto, como acontece após a terceira dose”, explicou o secretário de Saúde da prefeitura carioca, Daniel Soranz. (Com informações do Correio Braziliense e Agência Brasil)
Deixe o seu comentário