Prefeitura aguarda envio de nova remessa para aplicar 4ª dose em maiores de 80

Cronograma desta semana contempla também 3ª dose para adultos e vacinação infantil
sexta-feira, 25 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Nesta terça-feira, 29, a Prefeitura de Nova Friburgo realizará a vacinação de quarta dose dos imunossuprimidos em Nova Friburgo. Para os idosos com mais de 80 anos, o governo municipal está aguardando o envio de novas doses, que deve ser feito pelos órgãos federais e estaduais na próxima semana. Assim que a Secretaria Municipal de Saúde receber os imunizantes, a vacinação para esse público será oferecida. 

Ainda na terça-feira, será oferecida a imunização de reforço com a terceira dose para os grupos que já cumpriram o seu período de aprazamento entre a segunda e terceira aplicação. Também haverá repescagem para quem ainda não conseguiu tomar a vacina, seja de primeira ou segunda  dose. 

Já a vacinação infantil acontecerá na quarta e quinta-feira, 30 e 31. Na quarta-feira, crianças de 5 a 11 anos sem comorbidade poderão receber a primeira ou segunda dose da Coronavac. Já na quinta-feira, todos os menores de 5  a 11 anos poderão receber a Pfizer Pediátrica.

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana a recomendação para que os estados e municípios apliquem o segundo reforço da vacina contra a Covid-19 (quarta dose) em idosos com mais de 80 anos. A estimativa da pasta é de que 4,6 milhões de pessoas nessa faixa etária recebam a dose extra nos próximos meses. 

A aplicação da quarta dose deve ser feita quatro meses após o primeiro reforço (terceira dose). Outra orientação da pasta é que o segundo reforço seja feito, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. A pasta avisa que já há vacinas desse fabricante suficientes para aplicação neste grupo. As vacinas da Janssen e da AstraZeneca "também podem ser utilizadas, independentemente do imunizante anterior", diz nota do Ministério da Saúde.

Anteriormente, a quarta dose só era indicada para pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos. A ampliação do grupo que receberá o segundo reforço contra a Covid-19 foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI).

Estes consideraram a redução da efetividade das vacinas da Covid-19 entre as faixas etárias mais avançadas para recomendar a quarta dose para este grupo. "A diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo", explicou o ministério.

A necessidade da aplicação da quarta dose da vacina da Covid-19 em outras faixas etárias é acompanhada pela pasta "e as recomendações podem ser revistas a qualquer momento", diz a Saúde.

No município do Rio de Janeiro, a quarta dose para os maiores de 80 anos começou na última quinta-feira, 24. “O Ministério da Saúde considera que os idosos acima de 80 anos têm dificuldade de produção de anticorpos, está considerando no grupo de imunossuprimidos e recomenda que todos façam a quarta dose da vacina contra a Covid-19. É a segunda dose de reforço. Ela é bastante importante porque mantém o nível de imunidade bastante alto, como acontece após a terceira dose”, explicou o secretário de Saúde da prefeitura carioca, Daniel Soranz. (Com informações do Correio Braziliense e Agência Brasil)

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina