Prefeitura abre quarta dose contra a Covid para toda a população acima de 18

Crianças com 3 anos já poderão receber a primeira dose a partir desta segunda
sexta-feira, 29 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Arquivo AVS
Arquivo AVS

Com grande parte da população já imunizada contra a Covid-19, Nova Friburgo pode ser considerado hoje um dos municípios mais avançados na oferta da vacina contra a doença no Estado do Rio. Na próxima semana, todos os maiores de 18 anos poderão tomar a quarta dose. O início de agosto também será marcado pela aplicação da primeira dose para as crianças com mais de 3 anos de idade. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente a capital e Petrópolis estão vacinando tantas faixas etárias.

A quarta dose para maiores de 18 pode ser aplicada, já a partir de segunda-feira, 1º,  desde que a terceira tenha sido há pelo menos quatro meses. A vacinação infantil acontecerá todos os dias, nas salas de vacina das unidades de saúde.

A terceira dose para todos acima dos 12 anos também continua na próxima semana. Já as repescagens de segunda e de primeira doses serão promovidas nos próximos dias, em qualquer posto do município. 

De 30 para 18 anos

Até esta semana, a quarta dose estava sendo aplicada em adultos a partir de 30 anos. A ampliação do público segue as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio. A quarta dose era oferecida até então somente para os maiores de 40 anos.    

A quarta dose para os maiores de 18 será aplicada nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, e Tunney Kassuga, no bairro Olaria, das 8h às 18h; das 8h às 16h no posto José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e das 9h às 16h no ginásio esportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino. 

Nesta terça-feira também haverá ação especial de vacinação contra a Covid das 9h às 16h no posto de saúde Ariosto Bento de Mello, no bairro Cordoeira, e das 9h às 13h nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, Riograndina, Amparo, Campo do Coelho, Conquista, Centenário, São Lourenço, Varginha, Nova Suíça e Olaria 1, 2 e 3.   

A primeira dose estará sendo oferecida para todas as crianças acima de 3 anos de idade nos postos de saúde do Suspiro e Olaria, das 8h às 18h; Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, das 8h às 16h, além do ginásio do Pastão, em Conselheiro, das 9h às 16h. Nestes locais, as crianças de 5 a 11 anos, também poderão receber a segunda dose da vacina e aos adultos acima de 18 anos serão oferecidas todas as doses, sendo necessário respeitar o intervalo entre as doses recomendado pelo Ministério da Saúde. Hoje a ação especial nas ESFs contempla também essas faixas etárias.      

Gripe: vacina continua liberada para todos 

Também continua a vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses de idade em várias unidades de saúde. As crianças  de 6 meses até 4 anos poderão receber a vacina sempre de segunda a sexta-feira nas salas de vacina dos postos de saúde  do Suspiro e de Olaria, das 8h às 18h; das 8h às 16h no posto de São Geraldo e das 9h às 16h no ginásio do Pastão. 

A população acima de 5 anos, incluindo  adultos, idosos e grupos prioritários, também podem receber a vacina de segunda a sexta nas unidades básicas. Nesta terça-feira, 26, também serão oferecidas as doses contra o víirus Influenza, causador da gripe nas ESFs de Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, Varginha, Campo do Coelho, Conquista, Centenário, São Lourenço, Olaria 1, 2 e 3, além do posto de saúde do Cordoeira (este, das 8h às 16h).

Para se vacinar contra a gripe e contra a Covid-19 é preciso apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação atualizada. Menores deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina