O governador do Rio, Wilson Witzel, se reuniu na última segunda-feira, 30 de março, por videoconferência, com prefeitos de alguns municípios fluminenses, em uma ação coordenada para enfrentar o impacto das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. Na ocasião, foram discutidas as novas medidas decretadas pelo Estado, pelo município de Nova Friburgo e por outras prefeituras das regiões Serrana e dos Lagos.
“Tenho recomendado aos prefeitos que sigam os protocolos conforme o decreto que publiquei hoje (último dia 30) e que prorroga medidas restritivas por mais 15 dias. Sei que há pressões de todos os lados, mas temos que ter sabedoria, paciência e persistência para buscar soluções”, pediu o governador.
Witzel também lembrou aos prefeitos que o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou a possibilidade de antecipar R$ 7 bilhões para o Estado do Rio de Janeiro, antecipando a receita com o leilão da Cedae. Durante as conferências, os prefeitos apresentaram as ações que estão sendo tomadas para ampliar a quantidade de leitos nos hiospitais dos municípios. O governador pediu que os prefeitos organizassem as demandas por EPIs (equipamentos de proteção individual), kits de testagem e respiradores. “Vamos nos organizar, com base neste material, para alocar os recursos nos municípios”, reforçou o secretário de Saúde, Edmar Santos.
Ações em Friburgo
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o município tem desempenhado inúmeros cuidados, como limpeza das ruas e dos espaços públicos para reduzir e prevenir os casos de coronavírus, bem como novos leitos e a aquisição de respiradores. As medidas adotadas até agora, segundo a prefeitura, visam proteger a população e diminuir a propagação do vírus, por isso todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde serão seguidas no município para colaborar com o achatamento da curva de casos do novo coronavírus.
Witzel também falou da distribuição de cestas básicas para a população mais vulnerável economicamente, que começa a ser feita esta semana na capital, na Baixada Fluminense, em São Gonçalo e Itaboraí, mas deve ser, posteriormente, estendida a outros municípios do interior. No encontro com os prefeitos, participaram também os secretários estaduais Edmar Santos (Saúde), Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho (Fazenda) e Delmo Pinho (Transportes).
Deixe o seu comentário