Pesquisa: 78% dos municípios fluminenses já em processo de reabertura

Revela também que, para 78% dos empresários, o número de consumidores será menos da metade do volume esperado comparado a um mês norma
sábado, 05 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Rio de Janeiro já reduziu as restrições de circulação de pessoas e vários municípios estão em fases distintas de liberação de atividades. Entre os dias 27 e 30 de julho, o Sebrae ouviu 550 empreendedores fluminenses e constatou que 78% dos municípios já se encontram em processo de reabertura, 18% ainda mantém restrições de isolamento social, 2% continuam suas atividades sem limitações e outros 2% permanecem em lockdown.

Para manter a operação das empresas, 56% das micro e pequenas empresas precisaram adaptar o modelo de negócio, 31% necessitaram interromper temporariamente sua atividade, 10% continuaram a atuar da mesma forma que antes da crise e 3% decidiram fechar a firma.

Os empresários também mostraram preocupação em relação ao retorno dos clientes nos próximos 30 dias. Para 78% o número de consumidores será menos da metade do volume esperado comparado a um mês normal. Já 22% acreditam que mais da metade dos clientes terá retornado normalmente nesse período.

Os números da pesquisa apontam um ligeiro aumento na percepção de queda no faturamento mensal das empresas, em relação a um mês normal. Ao mesmo tempo, as principais ações adotadas pelas empresas que conseguiram aumentar o rendimento no meio da crise foram vendas online ou mudanças na linha de produto / modelo de negócio. Durante esse período, as ferramentas mais utilizadas pelos pequenos negócios foram os programas de gestão e o Whatsapp for Business.

Em relação à empregabilidade de novos funcionários, nos últimos 30 dias, os pequenos negócios pesquisados contrataram 6% de novos colaboradores. Entretanto, o levantamento mostra, que 94% das empresas não fizeram novas contratações. Segundo os empreendedores, a economia fluminense vai retomar à normalidade apenas em julho de 2021.

Protocolos de saúde

A pesquisa mostra que 58% dos pequenos negócios fluminenses já executaram os protocolos de saúde, 21% já começaram a efetuar as alterações necessárias, 8% apresentaram dificuldades de concluir as modificações e 13% desconhecem quais protocolos devem seguir. Para quem tem alguma dúvida, o Sebrae disponibilizou, de forma gratuita, orientações para todos os segmentos retomarem seus negócios de maneira segura. Para acessar o conteúdo, basta clicar no link.

Flexiiblização no município

Em Nova Friburgo, a flexibilização se iniciou no dia 3 de julho. De acordo com os decretos 678/2020, que estabelecem as regras para a “retomada gradual e segura” de vários segmentos do comércio. O sistema de bandeiras é baseado por quatro indicadores: taxa de ocupação média dos leitos de CTI/UTI e dos leitos de enfermaria especificamente para casos suspeitos ou confirmados de Covid em 14 dias; a taxa de letalidade do município; variação do número dos novos casos positivos a cada 14 dias. O município se encontra em bandeira amarela que terá validade até o dia o próximo dia 21.

 

LEIA MAIS

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Em uma semana, quase 2 profissionais de saúde foram infectados por dia; já UTIs estão zeradas

Quantidade de pessoas infectadas neste mesmo período chegou a 229, média de 33 por dia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra