Número de MEIs cresceu 10% no Estado do Rio em 2020

Sebrae lança podcast para orientar o microempreendedor individual
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Número de MEIs cresceu 10% no Estado do Rio em 2020

No ano passado, 286,3 mil microempreendedores individuais (MEIs) foram formalizados no Estado do Rio de Janeiro, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. A facilidade para formalizar o negócio está a um clique e é uma oportunidade para quem deseja sair da informalidade. Após decidir o ramo de atuação, o empreendedor que quer se tornar um MEI precisa acessar o site oficial (gov.br/mei) e concordar com o Termo de Ciência e Responsabilidade com Efeito de Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento.

Com o aumento do número de novos MEIs, muitas dúvidas surgem e para esclarecer as vantagens de se formalizar como microempreendedor individual, o Sebrae iniciou nesta quarta-feira, 24, a quarta temporada do podcast “Escuta essa, empreendedor”. Serão disponibilizados seis novos episódios para orientar o empreendedor sobre diversos temas, como quais são os benefícios previdenciários, as obrigações tributárias, como proceder com a prefeitura, o processo de formalização, entre outros.

“Quando o negócio é formalizado, o empreendedor adquire direitos. E talvez pela falta de informação ou pelo negócio ser embrionário, muitos empreendedores ainda não sabem quais são os seus direitos, benefícios e obrigações. Essa temporada vai esclarecer as principais dúvidas de quem já é um microempreendedor ou pretende abrir um negócio como MEI”, reforça Renan Barbosa, analista do Sebrae Rio.

Os ouvintes poderão acompanhar todas as temporadas do programa nos aplicativos Spotify, Google Podcasts, Breaker, Radio Public, Overcast e PocketCasts. Desde que foi lançado, no fim de setembro, a audiência dos podcasts do Sebrae Rio vêm se consolidando e seu alcance vai além do Rio de Janeiro e dos estados brasileiros, ele é ouvido até mesmo nos Estados Unidos, Espanha, Rússia, Holanda, México, Cingapura e Alemanha.

Sobre o MEI

Para ser um MEI, é necessário ter faturamento de até R$ 81 mil por ano. O MEI também não pode participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa, além de poder contratar, no máximo, um funcionário que receba um salário-mínimo ou piso salarial da categoria profissional.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios