Novo Comitê de Emergência da Covid-19 tem membros nomeados

COE será presidido pelo prefeito Johnny Maycon e coordenado pela secretária de Saúde Nicole Lessa Cipriano
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Prefeito Johnny Maycon: COE VAI definir as estratégias de enfrentamento à pandemia  (Foto: Osvaldo Enoc/ PMNF)
Prefeito Johnny Maycon: COE VAI definir as estratégias de enfrentamento à pandemia (Foto: Osvaldo Enoc/ PMNF)

 

A VOZ DA SERRA publicou em março de 2020 um decreto do ex-prefeito Renato Bravo que criou o Comitê Operativo de Emergência em Saúde (COE) para a adoção e condução de medidas e ações de enfrentamento da emergência em saúde pública em Nova Friburgo decorrente do coronavírus, como regras de distanciamento social, flexibilização e bandeiramento do município. 

O COE tem por finalidade mobilizar, coordenar, organizar, planejar, definir diretrizes, preparar ações de prevenção e mitigação, com a finalidade de estruturar e normatizar estratégias necessárias para gestão de risco quanto às medidas a serem adotadas para minimizar os impactos derivados da emergência em saúde pública no município devido a pandemia do coronavírus. 

Na última terça-feira, 13, através do decreto 876, publicado no Diário Oficial Eletrônico, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, instituiu o novo Comitê Operativo de Emergência (COE). De acordo com o decreto, o COE tem por finalidade mobilizar, coordenar, organizar, planejar, definir diretrizes, preparar ações de prevenção e mitigação, com o objetivo de estruturar e normatizar estratégias necessárias para gestão de risco quanto às medidas a serem adotadas para minimizar os impactos derivados da Emergência em Saúde Pública no município.

O COE será presidido pelo prefeito Johnny Maycon e coordenado pela secretária municipal de Saúde Nicole Ribeiro Lessa Cipriano e funcionará 24 horas por dia, enquanto durar a situação de emergência para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Municipal decorrente da Covid-19. 

O comitê será composto por representantes do prefeito, secretarias de Saúde, Casa Civil e Governo, Procuradoria-Geral do município e Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde. De acordo com o artigo 4º, poderão ainda indicar representantes o Poder Legislativo (Câmara de Vereadores), Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Saúde e Polícia Militar.

As indicações deverão ser encaminhadas a Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito, por meio físico, contendo qualificação completa, cargo ocupado pelo indicado, cópia do CPF e da cédula de identidade, além de correspondência do responsável pelo setor. A participação no COE será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada, com reuniões periódicas objetivando a elaboração e atualização do plano de enfrentamento à emergência em saúde pública considerando os princípios e diretrizes do SUS.

 

LEIA MAIS

Noroeste Fluminense evolui para vermelha, assim como Friburgo; Centro-Sul segue em laranja

Por novo decreto, restaurantes fecham mais cedo, às 20h, e bares só poderão funcionar com delivery

Imunização com doses da Oxford/Astrazeneca ocorre em vários pontos de Nova Friburgo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra