No Dia do Professor, docente descreve rotina na pandemia: "Heróis sem sair de casa"

"Salas de aulas que eram espaços de calor, agora estão vazias e deram lugar às telas frias de celulares e computadores"
quinta-feira, 15 de outubro de 2020
por Juliana Gabrig*, especial para A VOZ DA SERRA
Juliana Gabrig
Juliana Gabrig

“Estávamos acostumados com o sinal do recreio, com o agito do pátio, com os abraços que recebíamos nos corredores, com as perguntas, curiosidades e descobertas dentro da sala de aula. E agora? Um sentimento de vazio tomou conta. Não só o vazio físico provocado pelo distanciamento social, mas o vazio do peito, a ausência, a saudade, a falta que machuca bem fundo.

Uma data tão importante em meio a um contexto complicado. 15 de outubro: Dia dos nossos mestres, daqueles que desde pequenos nos ensinaram muito mais do que a ler e escrever, mas se tornaram referências em nossa vida, projetores de sonhos, e, por muitas vezes, nossos ouvidos e conselheiros. O papel do docente vai muito além do ensinar pedagógico e da construção do conhecimento. A escola é sim o ambiente formador, o espaço do despertar de ideologias, mas também local de encontro daqueles amigos que nos acompanharão por toda a vida.

As salas de aulas que eram espaços de calor, deram lugar às telas frias de celulares e computadores. Ficamos sozinhos, sem a companhia dos nossos colegas de profissão na hora do intervalo e nos transformamos em heróis que levam o conhecimento e a esperança de dias melhores para dentro das casas de nossos queridos alunos. 

A pandemia nos transformou. Tivemos que nos reinventar. Estamos sobrevivendo por amor à educação, amor ao que fazemos. De acordo com a diretora e professora Magda Rocha Tibúrcio, “assim como o mundo inteiro, após essa pandemia nossos professores nunca mais serão os mesmos. Eles tiveram que se reinventar, vencendo seus desafios diários, aprendendo a lidar com situações nunca vividas. Nenhum de nós foi preparado para isso, mas estamos dando o nosso melhor.”

A tecnologia veio para nos ajudar e para fazer parte desse novo contexto, um novo normal que teremos daqui em diante aliado às diversas ferramentas digitais. Através da internet e contatos telefônicos conseguimos em grande parte alcançar nossos educandos e manter esse elo educacional aceso. Aulas por aplicativos, plataforma digital para postagem de conteúdo, solução de dúvidas por WhatsApp e entrega de material impresso àqueles que por inúmeros motivos não têm acesso à internet. Além do conteúdo pedagógico, o tempo do novo normal nos fez adotar uma abordagem voltada para o lado socioemocional dos nossos alunos, tão importante neste momento. Estamos tentando, cada dia é um novo desafio. Mas ser professor é encarar, é não desistir, é ter vontade de superar, é ter o amor pela educação que nos move a avançar, vencendo cada degrau. 

O amor sempre vence e supera. Talvez não seja aquele amor perfeito das histórias que conhecemos desde a infância, mas o sentimento verdadeiro destes gigantes que buscam ultrapassar seus limites e suas dificuldades para oportunizar educação de qualidade aos seus alunos. Parabéns a todos os professores nesse dia tão especial, uma classe tão desvalorizada, mas que merece aplausos sinceros a todo momento, principalmente neste ano. Ser professor em meio à pandemia é ser um herói sem sair de casa.”

*Juliana Gabrig, 30 anos, é pós-graduada em Língua Portuguesa e professora há oito anos

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra