Mudança na Lei Orgânica para afastar Serginho de novo na pauta

Câmara marca pela 3ª vez votação para alterar artigo que proíbe vice-prefeito de se licenciar para assumir cargo no estado
quinta-feira, 28 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O  vice-prefeito Serginho (Arquivo AVS/ Claudio Copque)
O vice-prefeito Serginho (Arquivo AVS/ Claudio Copque)

Pela terceira vez, foi incluída na ordem do dia da sessão desta quinta-feira, 28, a votação do projeto de emenda que  altera o artyigo 189 da Lei Orgânica. Se aprovada, essa mudança permitirá ao vice-prefeito Serginho se licenciar do cargo, sem renunciar, para assumir cargo público fora do município, algo hoje proibido. Eleito em 2020 na chapa de Johnny Maycon, pelo partido Republicanos, Serginho está para assumir a superintendência da Subsecretaria de Programas Especiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A matéria proposta pelo Executivo iria a votação, em primeiria discussão, na última terça, mas acabou sendo retirada de pauta, na última hora, pelo líder do governo, vereador Zezinho do Caminhão.

No dia 5 passado, o requerimento do prefeito Johnny Maycon pedindo o afastamento de Serginho  foi retirado de pauta  depois que o vereador Christiano Huguenin lembrar  que a Lei Orgânica não prevê  licença, e sim renúncia. Caso insistisse, Serginho corria o risco de perder o mandato de vice-prefeito. 

A emenda altera o artigo 189 da Lei Orgânica, que não permite a nenhum prefeito, ou vice, pedir afastamento do cargo para assumir outro cargo ou função na administração pública.

“Licença para assumir  cargo no terceiro escalão do estado  não tem previsão na Lei Orgânica de Nova Friburgo. A lei diz que é vedado ao prefeito e ao vice-prefeito exercer outro cargo público na administração direta ou indireta, a não ser que seja no próprio município. É proibido. Não se trata da pessoa, mas do cargo de vice-prefeito. Se ele (Serginnho) quer fazer o correto, tem que renunciar para assumir o cargo no estado , é o que diz a lei”, argumentou Huguenin na sessão do dia 5.

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Máquinas ocuparão largo entre as duas praças hoje utilizado por ponto de táxis, que será transferido para rua lateral entre Willisau e Ienf

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo