MP e Defensoria ganham acesso ao Sistema de Regulação do SUS

Iniciativa tem o objetivo de aumentar transparência sobre motivos para demora em internações e cirurgias
quarta-feira, 23 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
MP e Defensoria ganham acesso ao Sistema de Regulação do SUS

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) liberou, após reunião esta semana, as senhas do Sistema Estadual de Regulação (SER) para livre acesso da Defensoria Pública e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e também do Ministério Público Federal (MPF). A iniciativa tem o objetivo de dar transparência aos órgãos de controle e fiscalização sobre as vagas oferecidas na rede pública de saúde do estado para internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade nos hospitais e demais unidades credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a decisão, serão ampliadas as informações para a população fluminense sobre as filas e o trabalho da Central Estadual de Regulação (CER) na busca ativa por vagas de CTI e enfermaria para cirurgias de alta complexidade, radioterapia, quimioterapia, cardiologia, entre outros serviços. O acesso aos sistemas vai permitir que, tanto a Defensoria, como o MP trabalhem em parceria com a Secretaria estadual de Saúde para encontrar melhores soluções para atender os pacientes da rede pública de saúde.

A transparência é um dos objetivos fundamentais do acordo firmado nesta semana. Com o acesso dos órgãos reguladores ao SER, ações judiciais poderão ser evitadas, diante da demonstração da situação real do sistema. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) em Saúde do MP do Estado do Rio, Márcia Lustosa, destacou a importância da iniciativa.

Já a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Thaisa Guerreiro, observou que, com a liberação do acesso ao SER, será possível resolver pendências das unidades da saúde que impedem que seus pacientes sejam inseridos no Sistema Estadual de Regulação.

“Com o acesso ao SER, pode-se identificar, por exemplo, que a falha na transferência de um paciente está na unidade de saúde que, por muitas vezes, não prestou todas as informações solicitadas pela Central de Regulação, entre outros problemas. Dessa forma, a Defensoria poderá colaborar para que a informação que falte no SER seja disponibilizada pela unidade de saúde o mais rapidamente possível e o paciente seja regulado”, destacou Thaisa.

O superintendente da Central de Regulação do Estado (CER), José Wilson Firmida Júnior, ressaltou que, com acesso aos dados, o MP e a Defensoria terão maior compreensão sobre os problemas do sistema de saúde do Estado. “A partir do momento em que se fala em transparência, por meio dos órgãos de fiscalização, entende-se que haverá um controle dos serviços públicos ofertados à população. Com isso, há uma maior compreensão do próprio sistema, o que evita, em algumas situações, processos judiciais, e permite auxiliar na qualificação das rotinas do próprio sistema”, disse Wilson.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde