MP apresenta força-tarefa da desinstitucionalização à secretarias estaduais

Grupo terá duração de seis meses e buscará garantir os direitos das pessoas adultas que vivem em abrigos
quarta-feira, 04 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
MP apresenta força-tarefa da desinstitucionalização à secretarias estaduais

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou a representantes do Governo do Estado, em reunião virtual realizada na semana passada, o projeto de atuação da força-tarefa criada para atuar no processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos e adultos com deficiência. A iniciativa é inédita entre os MPs brasileiros.

Participaram do encontro a coordenadora da força-tarefa, Débora da Silva Vicente, os integrantes da estrutura, Anna Carolina Brochini Nascimento Gomes, Bárbara Salomão Spier, Ramon Leite de Carvalho e Sheila Cristina Vargas Ferreira, as coordenadoras dos centros de apoio operacionais das promotorias de Justiça Cíveis e da Pessoa com Deficiência (CAO Cível e Pessoa com Deficiência), Renata Scharfstein, e das promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde), Marcia Lustosa, além de integrantes do Grupo de Apoio Técnico Especializado (Gate), do MP e representantes das secretarias estaduais de Saúde (área de Saúde Mental), e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

"A força-tarefa da desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos foi criada com arquitetura inédita no país, reunindo atribuições de natureza coletiva e individual em relação às políticas públicas de saúde e assistência social. O objetivo é que, aprofundando o trabalho desenvolvido pelo MPRJ já há longos anos, essa estrutura possa funcionar como catalizador do processo de desinstitucionalização em hospitais psiquiátricos e abrigos, com ampliação e qualificação dos pontos de atenção das redes de atenção psicossocial e dos serviços socioassistenciais de base territorial."

A força-tarefa terá duração de seis meses e atuará nos eixos da assistência social e saúde mental, buscando garantir os direitos das pessoas com deficiência adultas que vivem em abrigos e adequar a rede de acolhimento socioassistencial para pessoas adultas com deficiência em situação de dependência, com a progressiva substituição dos abrigos institucionais de perfil asilar por residências inclusivas. No campo da Saúde Mental, serão trabalhadas as situações de internação em hospitais psiquiátricos e, em particular, nas instituições de longa permanência (abrigos), com o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde