Movimento Setembro Amarelo terá ações em Nova Friburgo

Mês é dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio e à depressão
sexta-feira, 03 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento Setembro Amarelo terá ações em Nova Friburgo

Setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio e à depressão. Engajada ao movimento Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Saúde Mental, elaborou uma programação com diversas atividades em Nova Friburgo. O objetivo das ações é promover informação sobre os sinais de comportamentos suicidas, rede de ajuda e atendimento.

Em todas sextas-feiras deste mês, dias 3, 10, 17 e 24, as equipes dos centros de atendimento psicossocial (Caps) farão abordagens de conscientização à população, orientação e acolhimento sobre saúde mental nas praças Dermeval Barbosa Moreira (Centro), Lafayete Bravo Filho (Conselheiro Paulino) e Monsenhor Miele (Olaria), das 10h às 12h. 

Numa parceria com a rede Cine Show, serão oferecidas quatro sessões gratuitas de cinema com projeção do filme nacional “O Vendedor de Sonhos”, baseado no livro de Augusto Cury. As exibições acontecerão sempre às quartas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29, e serão voltadas para os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente no combate à Covid-19 em Nova Friburgo como forma de retribuição e de cuidado com esses servidores que vivenciam um período de grande estresse emocional por conta da sobrecarga de trabalho. 

Dois vídeos de conscientização e prevenção foram produzidos especialmente para a campanha e foram lançados neste mês. O primeiro deles, intitulado “Há esperança”, será lançado na próxima sexta-feira, 3. O segundo vídeo se chama “Me Motiva?” e tem divulgação programada para o dia 10. Ambos estarão disponíveis gratuitamente no canal da Prefeitura de Nova Friburgo no YouTube. 

No dia 18, está previsto um mutirão de atendimento psiquiátrico nas unidades básicas de saúde de Olaria, Conselheiro Paulino e Centro. A ação será destinada para pacientes regulados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e que foram selecionados pelos profissionais de saúde mental. A iniciativa terá apoio de estagiários dos cursos de Psicologia e Enfermagem da Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo. 

Encerrando a programação, no dia 27, será realizado um bate-papo em formato de podcast, com profissionais da área de saúde mental. A transmissão será ao vivo, às 20h30, pelo canal oficial da Prefeitura de Nova Friburgo pelo YouTube, com apresentação do gerente de Saúde Mental do Município, Felippe Schenquel.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde