Morre o escritor e acadêmico Candido Mendes, aos 93 anos

★ Rio de Janeiro, 3 de junho de 1928 † Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 2022
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Professor, advogado, escritor, cientista político e imortal da Academia Brasileira de Letras, Candido Antonio Mendes de Almeida era reitor da Universidade Candido Mendes (Ucam), no Rio de Janeiro, fundada por seu bisavô, o jurista e senador do Império, Cândido Mendes de Almeida (1818-1881). Nascido em uma família de intelectuais e políticos, fez duas faculdades, Direito e Filosofia, e doutorado em Direito pela Faculdade Nacional.

Ocupante da cadeira número 35 da ABL, Candido Mendes possuía extenso histórico acadêmico, com a publicação de dezenas de livros e participado de diversas iniciativas educacionais internacionais, em institutos de outros países, além de atuar como professor visitante das principais universidades americanas, como Harvard, Columbia e Stanford. 

No Brasil, foi professor e educador em algumas das mais respeitadas instituições de ensino do país, como a PUC-Rio e a Fundação Getúlio Vargas. Em nota de falecimento, a Ucam decretou luto oficial por 15 dias.

"Enlutados com a perda irreparável, continuaremos honrando a memória e o legado do Professor Candido na luta permanente pela democratização do acesso à educação no país e o desenvolvimento do ensino de excelência, que marcarão para sempre a história de transformação da sociedade brasileira através da educação", afirmou a entidade em nota nas redes sociais.

Uma das últimas aparições públicas de Candido Mendes foi em setembro do ano passado quando acompanhou a mulher, a médica pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo, quando ela foi eleita personalidade do ano pelo "Prêmio Faz Diferença”, uma iniciativa do jornal O Globo, em parceria com a Firjan.

O acadêmico teve uma embolia pulmonar, na tarde de quinta-feira, 17, em casa, e não resistiu. Candido Mendes deixa quatro filhos e cinco netos. O corpo será cremado nesta sexta, 18. 

A equipe do jornal A VOZ DA SERRA se solidariza com a família enlutada e manifesta seu pesar neste momento de dor.

 

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário