O calendário da vacinação infantil contra a Covid-19 chegou ao fim na quarta-feira, 9, no Rio, com meninos e meninas de cinco anos sendo vacinadas, e a taxa de adesão até aqui ficou bem abaixo do esperado: apenas 45% das crianças entre 5 a 11 anos foram vacinadas na cidade.
O cálculo da prefeitura do Rio antes do início da vacinação infantil era de que cerca de 560 mil crianças estavam aptas a receber a dose. O painel de dados do município, no entanto, mostra que apenas 249 mil receberam a vacina, e mais de 310 mil não foram vacinados.
Na terça-feira, 8, meninos de cinco anos puderam receber a dose da Pfizer. Ainda há chance de aumentar a taxa de adesão, já que o calendário regular infantil foi até ontem, quarta-feira, quando meninos e meninas de 5 anos ou mais puderam ir aos postos de saúde. Crianças de 5 anos devem tomar a dose da Pfizer; e as de 6 a 11 anos podem tomar a Pfizer ou a Coronavac.
Em Nova Friburgo
Dando prosseguimento à vacinação contra Covid-19 em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quinta-feira, 10, a vacinação para crianças com 9 e 8 anos sem comorbidades. E para crianças de 5 a 11 anos do grupo de risco (com comorbidade ou deficiência permanente) também poderá tomar a vacina neste mesmo dia.
A campanha de reforço teve e terá dois dias para públicos diferentes. Na terça-feira, 8, toda a população com mais de 18 anos que recebeu a segunda dose até 15 de outubro pôde se vacinar novamente. Já na sexta-feira, 11, os imunossuprimidos e todos que tomaram a Janssen poderão receber a dose.
Em relação à segunda dose, nesta sexta-feira, 11, haverá a Astrazeneca e Coronavac. A repescagem de primeira dose para quem ainda não se imunizou será realizada também amanhã, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), situada no bairro Lagoinha.
Deixe o seu comentário