Mãe relata despreparo em atendimento com criança que testou positivo para Influenza

Caso aconteceu em hospital particular de Friburgo. Segundo ela, equipe médica não teria feito isolamento correto
terça-feira, 24 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Mãe relata despreparo em atendimento com criança que testou positivo para Influenza

Na última semana, Lidiane Monteiro levou seu filho Arthur, de 3 anos, para um hospital da rede particular de Nova Friburgo após a criança apresentar febre alta. Segundo o relato de Lidiane, Arthur foi diagnosticado com Influenza e o atendimento dado a criança deixou a desejar.

“Eu evitei levá-lo ao hospital por conta de tudo o que estamos vivendo, mas não teve jeito porque ele estava muito prostrado e com febre alta. Quando chegamos à unidade, a médica que estava de plantão mal atendeu a gente, não deu muita atenção”, contou.

Segundo Lidiane, somente após ela ter informado que havia feito uma viagem recentemente para a Bahia e que havia recebido visitas dos Emirados Árabes, a equipe decidiu fazer exames específicos para o Covid-19.

“Eu que tive que tomar a iniciativa de informar o histórico do meu filho. Os testes foram feitos, primeiro o exame de sangue, depois um raio-x do pulmão – que apresentou uma leve pneumonia –  e depois um isolamento. O resultado testou positivo para H1N1 e logo depois vieram coletar amostras do nariz e boca, para o exame do coronavírus. Desde então meu filho ficou internado e as informações dele foram repassadas para o Ministério da Saúde, por conta do influenza”, explicou.

Mãe e filho estão em casa desde a última quarta-feira, 19. Segundo Lidiane, a decepção com o atendimento continuou no dia seguinte. Ela informou que a pediatra, ao entrar no quarto do filho, não estava devidamente protegida e não sabia do estado clínico da criança.

“A enfermeira não sabia que ele estava com H1N1, estava despreparada, não viu o prontuário dele. Nosso isolamento estava sem cuidado algum. Eu mesma saía do quarto toda hora para chamar a equipe de enfermagem, porque não tinha um suporte necessário”, disse a mãe que continuou a relatar mais exemplos do que considerou um descaso.

“As amostras do meu filho foram coletadas na segunda-feira e eu achei que seriam enviadas no máximo no dia seguinte, Mas não, foram enviadas só na quarta-feira, 19. A pessoa que coletou essas amostras ainda errou o nome do meu filho e o meu número para contato. Onde está a responsabilidade das pessoas?”, questionou a mulher.

“Independentemente do resultado, hoje meu filho está em casa, isolado, já está melhor, mas fica o risco dele ter passado isso para outras pessoas. Eu achei que o hospital não levou a sério. Não me senti amparada como mãe. Entendo que a equipe de saúde esteja em um momento delicado, mas acho que o que aconteceu não poderia ter ocorrido. A gente se preocupa com o coronavírus e esquece do H1N1”, fez o alerta.

Os resultados para Covid-19 ainda não saíram, mas, segundo Lidiane, a expectativa é que eles sejam divulgados ainda esta semana.

Vacinação contra H1N1

As unidades de saúde de Nova Friburgo iniciaram a vacinação contra a gripe H1N1 em idosos acima de 70 anos na segunda-feira, 23, mas a remessa inicial de doses enviadas pela Secretaria estadual de Saúde ao município acabaram ainda durante a tarde.A previão é que uma nova remessa de doses chegue a Nova Friburgo ainda nesta quarta-feira, 25, e a expectativa é que a campanha seja retomada na quinta-feira, 26. 

Visando àprevenção contra o novo coronavírus, a vacinação contra a gripe continuará sendo feita de forma estratégica, a fim de evitar aglomerações e, por isto, as pessoas deverão mantér a distância de um metro, entre uma e outra, nas filas. O uso de máscaras também tem sido frequente. Só no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube de Xadrez, foram imunizadas nesta segunda-feira, 23, 2.042 pessoas.Outra estratégia utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde para evitar aglomerações durante a campanha, sem deixar de imunizar a todos da faixa etária, é fazer a vacinação por etapas. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou se as etapas da campanha serão alteradas devido ao fim do estoque inicial de doses. A princípio, a campanha será realizada com a seguinte escala:

  • Até a próxima sexta-feira, 27: Idosos acima de 70 anos
  • Do dia 30/03 ao dia 03/04: Idosos entre 65 e 69 anos
  • Do dia 06/04 ao dia 10/04: Idosos entre 60 e 64 anos

Onde e quando se vacinar?

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa - no Clube do Xadrez (apenas para pessoas idosas). De segunda à sexta, de 09h às 16h. Nas de Unidades de Saúde da Família  - (Terra Nova, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, São Geraldo, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Lumiar, Mury, Stucky, Olaria 2 e Olaria 3). Segunda, quarta e sexta -  das 9h às 16h.

No posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, os idosos não estão sendo vacinados devido ao grande fluxo de pessoas que a unidade tem.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina | gripe