Lumiar, enfim, ganhará depois de anos a tão sonhada e esperada ambulância

Anúncio foi feito pela prefeitura após a entrega de dois veículos pelo governo do estado ao município
sábado, 15 de agosto de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra,com.br)
A ambulância que deverá operar em Lumiar (Divulgação PMNF)
A ambulância que deverá operar em Lumiar (Divulgação PMNF)

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA na última quinta-feira, 13, o governador Wilson Witzel entregou na última semana 31 ambulâncias equipadas para 14 municípios do Estado do Rio de Janeiro, duas delas para Nova Friburgo. No entanto, a notícia que já era boa ficou ainda melhor depois que a prefeitura anunciou que um dos veículos entregues pelo Estado será destinado ao quinto distrito, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra.

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Nova Friburgo exibiu fotos das ambulâncias, que são do tipo C básico (destinada ao resgate, atendimento de partos, vítimas de acidentes, com equipamentos de salvamento onde for necessário), e do prefeito Renato Bravo recebendo as chaves das duas ambulâncias doadas pelo Governo do Estado. Ainda de acordo com a publicação, os veículos somam-se a outras duas ambulâncias e uma van para transportes de pacientes que também foram oferecidas pelo Governo do Estado.

“Há cerca de três meses outras duas ambulâncias e uma van para transporte de pacientes já haviam sido doadas pelo Estado ao município e se somam às duas novas. Uma delas será destinada ao distrito de Lumiar, as demais ficarão disponíveis para uso no Hospital Municipal Raul Sertã”, informa trecho da publicação na página oficial da prefeitura no Facebook.

Já na tarde desta sexta-feira, 14, o prefeito Renato Bravo fez a entrega simbólica da ambulância aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Segunda a prefeitura, “em uma semana, após a realização dos ajustes necessários, o veículo, juntamente com uma equipe de saúde, estará disponível em Lumiar, que será o local base”.

Moradores só acreditam vendo 

Nas redes sociais, moradores do quinto e do sétimo distritos dizem que só acreditam que a ambulância ficará baseada em Lumiar, vendo: “Esperamos muito que a ambulância venha para Lumiar e permaneça no distrito. Porque da última vez que ‘ganhamos’, ela não ficou nem três meses aqui”, disse uma moradora do quinto distrito. “Espero que Lumiar tenha uma ambulância porque já não temos nada direito”, se queixou outra. “Espero que a ambulância venha para Lumiar e fique aqui. Que não seja apenas para tirar foto”, reclamou um morador. “Desculpem, mas eu duvido que vão enviar uma ambulância dessas para Lumiar e São Pedro da Serra. Sou muito pessimista”, lamentou outro.

Demanda antiga

Há tempos os moradores de Lumiar e São Pedro da Serra solicitam uma ambulâncias para atender as localidades, devido a distância de cerca de 30 quilômetros entre os distritos e o quartel do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) – que presta socorro em casos de acidentes, por exemplo -, e o Hospital Municipal Raul Sertã, único hospital público do município. Ou seja, o tempo de deslocamento até o centro de Lumiar varia de 35 a 45 minutos. Portanto, para chegar até o distrito e levar o paciente para o Raul Sertã, a demora pode levar uma hora e meia, levando em consideração o atendimento no local e o trânsito no trecho urbano do percurso.

No início de janeiro deste ano, a Prefeitura de Nova Friburgo alegou que uma ambulância estava à disposição para atender a região. No entanto, o veículo ficava baseado no distrito de São Pedro da Serra. “O equipamento serve também como um suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiros, órgão responsável pela remoção de acidentados de vias públicas”, informou o município na ocasião.

No entanto, para Sílvia Faltz, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (Ama Lumiar), o veículo disponibilizado para atender as localidades não seria o adequado: “A ambulância que temos em São Pedro é do tipo comum, de pouca estrutura e que, no mínimo, deveria estar em Lumiar. A cada dez atendimentos, sete são para o 5º distrito”, observa.

Disputa judicial e marchinha de carnaval

Ainda em 2019, o Ministério Público Estadual (MPE) obteve decisão da Justiça determinando que a Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizasse para o distrito de Lumiar uma ambulância dotada de equipamentos e equipe médica adequada ao atendimento de urgência, disponível 24 horas por dia. No entanto, o Governo Municipal entrou com recurso e conseguiu reverter a decisão judicial.

A insatisfação dos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra era tanta com a prefeitura, que o carnaval daquele ano ficou marcado por uma série de protestos bem humorados dos moradores locais. Eles criaram o Bloco da Ambulância e, fantasiados de médicos, enfermeiros e pacientes, saíram pelas ruas cantando a marchinha “Cadê nossa ambulância?”, de autoria de Rômulo Ferreira e amigos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo