Lojas podem abrir no feriado da Independência

Devido à pandemia, prefeitura não promoverá celebrações oficiais
sábado, 04 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a funcionar na terça-feira, 7, feriado nacional pela Independência do Brasil. A permissão é resultado de um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio do município, que prevê obrigatoriedade de assinatura de termo de adesão à convenção coletiva da categoria para funcionamento em datas especiais.

“Uma cláusula da nossa convenção coletiva determina que, para abrir nos feriados, os estabelecimentos precisam oficializar o termo de adesão. Igual procedimento deve ser adotado para extensão do horário próximo a datas com maior previsão de vendas, como os Dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no período de Natal”, esclarece Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e também da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Ele ressalta que não existe imposição para os empresários seguirem a iniciativa; em vez disso, ganham a opção de decidir o que é melhor para seus negócios. Conforme explica Braulio, ao mesmo tempo em que dá liberdade de escolha às empresas, a convenção garante os direitos trabalhistas dos empregados do comércio ao instituir a formalização do termo de adesão.

“O funcionamento em feriados e a ampliação do expediente em datas especiais, ambos facultativos, foram incluídos no acordo entre os sindicatos patronal e laboral com objetivo de ajudar a aumentar as vendas do comércio e a manter os empregos do setor”, completa Braulio Rezende.

Além de Nova Friburgo, os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio que necessitam cumprir o acordo coletivo na integralidade de suas cláusulas são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.

Sem celebrações 

Por causa do feriado da Independência, a Prefeitura de Nova Friburgo decretou ponto facultativo nesta segunda-feira, 6, portanto as repartições municipais não irão funcionar voltando à normalidade na próxima quarta-feira, 8, exceto os setores essenciais, como a emergência do Hospital Municipal Raul Sertã e Defesa Civil. Na segunda-feira, 6, as agências bancárias e dos Correios funcionarão normalmente e estarão fechadas na terça, 7.  

Na terça-feira, 7, devido à pandemia da Covid-19 e respeitando o decreto municipal que veda eventos com aglomeração de pessoas, a prefeitura não irá promover o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Alberto Braune, pelo segundo ano consecutivo. Não haverá sequer uma cerimônia restrita de hasteamentos das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo na panóplia em frente à prefeitura.     

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: