Laje e Casa dos Pobres mudam a rotina devido ao coronavírus

Donativos são bem-vindos neste momento delicado que o mundo enfrenta. MP faz recomendações a instituições de acolhimento
sexta-feira, 27 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Laje e Casa dos Pobres mudam a rotina devido ao coronavírus

A direção do Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) informou está restringindo o acesso apenas para os funcionários e fazendo o remanejamento da equipe. O acesso de voluntários, estagiários e visitantes está suspenso. O cancelamento do evento Yakisoba Solidário foi uma medida protetiva fruto do consenso, visando primeiramente a proteção dos idosos e colaboradores da instituição. Muitos preparativos já estavam em andamento. Pudins e alguns doces, inclusive sorvetes, já estavam prontos para serem servidos e armazenados. A carne e o frango já haviam sido cortados e foram congelados para serem consumidos no dia a dia. 

O Laje esperava arrecadar R$ 50 mil com o evento para ajudar na manutenção das contas. Doações de qualquer valor para auxiliar a instituição e também álcool gel, luvas de procedimento e máscaras. As contas bancárias para depósitos são Itaú (agência 6542, conta corrente 08635-7); Caixa (agência 0186, c/c 071-7 - operação 003) e Bradesco (agência 0540 c/c 106943-8).

A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo também suspendeu as visitas e o recebimento de algumas doações, como móveis e roupas. No momento, são bem-vindos doações como álcool gel e fraldas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-1338.

Recomendações do MP

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) emitiu recomendações para que os gestores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) adotem medidas preventivas devido à pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas que deverão ser adotadas estão a restrição de visitas de instituições religiosas ou assistenciais que realizam atividades com os idosos, a restrição da realização de comemorações que importem na aglomeração dos idosos com o público externo, e a orientação para que todos que ingressarem nas ILPIs façam a higienização das mãos, com álcool gel ou água e sabonete líquido (ou espuma).

As recomendações têm como base a declaração de emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e corroborada pelas autoridades médicas nacionais, considerando a vulnerabilidade do organismo dos idosos, o que coloca esse grupo populacional no topo das prioridades do poder público nas ações de combate à doença.

O MPRJ recomenda ainda que, além das medidas já citadas, que nas referidas ILPIs sejam seguidas outras recomendações, entre as quais: restrição de visita aos idosos por familiares que apresentarem sintomas virais tais como tosse, febre, coriza nasal e/ou prostração; sejam inseridos, nos ambientes onde se higieniza as mãos com o uso de sabonete líquido, a explicação de como as mãos devem ser lavadas; sejam realizadas reuniões e capacitação sobre as recomendações emitidas pela Secretaria estadual de Saúde e outros órgãos, com todos os profissionais da instituição, sobre as medidas que deverão ser adotadas visando minimizar a disseminação do vírus. 

Também é recomendado que os idosos sejam orientados sobre as medidas que deverão ser adotadas pelas ILPIs para evitar a disseminação do vírus entre os idosos residentes no local, buscando medidas para evitar o isolamento (contato por redes sociais, telefone e internet); equipamentos como termômetro e estetoscópio preferencialmente, devem ser de uso exclusivo do paciente. Caso não seja possível, promover a higienização dos mesmos com álcool 70% ou outro desinfetante indicado para este fim imediatamente após o uso por cada idoso.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra