Quando ela cai na água para disputar uma prova de 50 metros peito, os olhares são todos direcionados para a raia onde está. Há sempre a expectativa por um grande desempenho, uma quebra de marca e recorde. Roteiro que se repetiu para a friburguense Jhennifer Conceição na última quinta-feira, 15, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, em Recife-PE. A nadadora de Nova Friburgo bateu o recorde sul-americano da modalidade, completando a prova em 29s87.
A medalha de prata ficou com a argentina Macarena Ceballos com 30s04 e o bronze com Ana Carolina Vieira com 30s28. Pelo fato de Macarena ser estrangeira, a quarta colocada Bruna Leme foi ao pódio após nadar para 30s85. Ela já era detentora do recorde sul-americano da prova. Na piscina do Complexo Aquático Santos Dumont, a atleta, que representa o Pinheiros e finalista no último Campeonato Mundial em Budapeste, estabeleceu a nova marca do continente. Com o resultado, Jhenny também alcançou os índices para o Mundial de Melbourne, na Austrália.
“Estou feliz com a marca, mas, claro, nadei para alcançar o índice. Acredito que esse meu tempo esteja entre os melhores do último Mundial. Porém, é muito importante para mim mais um recorde sul-americano e para o clube também”, declarou a friburguense.
Quem também brilhou na competição foi o experiente João Gomes Junior, que ficou com o ouro na versão masculina da prova com a marca de 25s86. Este tempo lhe deu o índice para a disputa de mais um Mundial de piscina curta. “Agradeço ao Pinheiros, toda equipe de apoio e ao povo de Recife que nos recebeu muito bem. O calor humano é muito bom. Não virei muito bem, mas, aos 36 anos, a gente continua aprendendo. O esporte é isso”, afirmou o atleta do Pinheiros.
Outro destaque foi a participação de Etiene Medeiros. Um dos maiores nomes da história da natação brasileira e única campeã mundial em piscina, a nadadora do Sesi venceu os 50m costas com 26s30. O Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, o Troféu José Finkel, segundo estabelecido pela CBDA, vai ser seletiva única para obter os índices de classificação para a Seleção Brasileira, que participará do Campeonato Mundial de Piscina Curta em Melbourne, na Austrália, de 17 a 22 de dezembro. Ficou determinado que as marcas são equivalentes ao quinto lugar do último Campeonato Mundial, em Abu Dhabi, no ano passado.
O torneio pernambucano reúne 353 nadadores de 61 equipes, sendo 59 clubes de 17 estados e duas seleções nacionais, Argentina e Paraguai. Outros clubes com delegações expressivas são: Minas Tênis (33), Unisanta de Santos (30), Flamengo (26) e Corinthians (25).
Criado em 1972, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno, Troféu José Finkel é disputado pela primeira vez nas regiões Norte e Nordeste. Originária do Sul, em Curitiba-PR, a competição já passou pelos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e chega pela primeira vez a capital pernambucana. Recife já recebeu campeonatos brasileiros tanto no inverno como no verão nas categorias infantil e juvenil.
Outra atração é a maior disputa e rivalidade da natação brasileira que volta em grande estilo neste fim de semana. O Minas, atual bicampeão do Finkel, enfrenta o Pinheiros, de Jhennifer Conceição, campeão do Troféu Brasil. Na história do Troféu Finkel, o Pinheiros é o maior vencedor com 15 títulos seguido pelo Minas com 13 vitórias.
No último Finkel, em Bauru-SP, no ano passado, o Minas foi campeão com 326 pontos de vantagem. O Pinheiros é o clube com maior número de inscritos, contando com 35 atletas, que disputarão mais de 150 provas entre individuais e revezamentos.
Deixe o seu comentário