O mundo redescobriu a importância da indústria, setor que é sinônimo de economia forte, pois a produtividade é a chave para o avanço da indústria. Com essa proposta, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apresenta nesta quinta-feira, 18, em sua sede no Centro do Rio, a agenda de política industrial do empresariado fluminense com propostas nas esferas federal e estadual para impulsionar o crescimento econômico no Brasil, e especialmente no Estado do Rio de Janeiro. Na visão da Firjan, a indústria 4.0 precisa de um Brasil 4.0.
Programação
-
10h - Abertura com Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan;
-
10h15 - Apresentação da Agenda de Propostas da Firjan para um Brasil 4.0 com Luiz Césio Caetano | Coordenador do GT da Agenda de Política Industrial;
-
10h30 - Painel: Indústria forte, País mais produtivo com Alexandre D’Ambrosio | Vice-Presidente Executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale; Julio Talon | Presidente da GE Celma; Pedro Wongtschowski | Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar; e Rafael Chaves | Diretor de Relacionamento e Sustentabilidade da Petrobras. Moderador: Rodrigo Santiago | Presidente do Conselho de Economia da Firjan;
Indústria 4.0
As novas tecnologias vêm transformando a produção industrial com novos processos, produtos, modelos de negócios e deixará os sistemas convencionais obsoletos em pouco tempo. O termo Indústria 4.0 tem sido usado para caracterizar uma nova etapa da conexão do mundo digital com o universo da indústria.
A chamada 4ª Revolução Industrial chegou e nesse estágio, a convergência entre a tecnologia da informação e os sistemas operacionais das indústrias avança com a aplicação de inteligência artificial aos processos fabris, permitindo que as máquinas estejam interligadas e possam trocar dados em tempo real por meio da internet.
A tecnologia da informação torna-se muito relevante, assim como suas aplicações nos processos industriais, abrindo várias possibilidades. Vale a pena dar uma olhada nas novas tecnologias que estão surgindo desse encontro e que evoluem rapidamente.
Deixe o seu comentário