Idosos de 90 anos ou mais que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Nova Friburgo receberão a segunda dose neste sábado, 6. Um drive-thru será novamente montado no posto do Detran, em Duas Pedras, das 10h às 15h, para atender moradores das áreas e bairros que não são cobertos pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Os que foram vacinados em domicílio serão revisitados por profissionais das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, em data ainda a ser divulgada pela prefeitura.
A primeira dose desta faixa etária foi aplicada no último dia 15 de fevereiro, segunda-feira de carnaval. O senhor Abdo Carin, carinhosamente conhecido como seu Abdinho, de 104 anos, foi o primeiro a chegar na fila do drive-thru (foto abaixo). Dona Lourdes Celles Cordeiro, de 95 anos, também recebeu a sua primeira dose.
A vacinação em domicílio é feita por equipes das áreas de abrangência das ESFs de Riograndina, Terra Nova, Lumiar, São Pedro da Serra, Rio Bonito, Stucky, Vargem Alta, Amparo, Nova Suíça, Olaria I (Rua Xingu), Olaria II (Rua Espírito Santo) e Olaria III (Rua Augusto Nicolau Rodrigues), São Geraldo, Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Mury e Varginha.
Os moradores com 90 anos ou mais e acamados de outros bairros, como o Centro, são vacinados em casa, conforme o cadastro feito pela Secretaria de Saúde.
Para receber a segunda dose, o idoso deverá apresentar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A pessoa pode se considerar imune à Covid-19 duas semanas após tomar as duas doses.
Somente no dia 15 de fevereiro, 354 idosos com 90 anos ou mais receberam a primeira dose no drive-thru do Detran. A vacinação começou em Nova Friburgo em 19 de janeiro. Idosos asilados e profissionais de saúde foram os primeiros a receber a Coronavac. Simbolicamente, os servidores públicos Renê Américo Folly, de 74 anos, e Odaléa Noel, de 67, foram os primeiros friburguenses vacinados contra a Covid-19, no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.
Deixe o seu comentário