Idosos de 90 anos ou mais recebem a segunda dose neste sábado

Drive-thru será novamente montado no posto do Detran para vacinação sem sair do carro
sábado, 06 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A fila do drive-thru da vacina no posto do Detran, na segunda de carnaval (Arquivo AVS)
A fila do drive-thru da vacina no posto do Detran, na segunda de carnaval (Arquivo AVS)

Idosos de 90 anos ou mais que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Nova Friburgo receberão a segunda dose neste sábado, 6. Um  drive-thru  será novamente montado no posto do Detran, em Duas Pedras, das 10h às 15h, para atender moradores das áreas e bairros que não são cobertos pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Os que foram vacinados em domicílio serão revisitados por profissionais das subsecretarias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, em data ainda a ser divulgada pela prefeitura.

A primeira dose desta faixa etária foi aplicada no último dia 15 de fevereiro, segunda-feira de carnaval. O senhor Abdo Carin, carinhosamente conhecido como seu Abdinho, de 104 anos, foi o primeiro a chegar na fila do drive-thru (foto abaixo). Dona Lourdes Celles Cordeiro, de 95 anos, também recebeu a sua primeira dose.

A vacinação em domicílio é feita por equipes das áreas de abrangência das ESFs de Riograndina, Terra Nova, Lumiar, São Pedro da Serra, Rio Bonito, Stucky, Vargem Alta, Amparo, Nova Suíça, Olaria I (Rua Xingu), Olaria II (Rua Espírito Santo) e Olaria III (Rua Augusto Nicolau Rodrigues), São Geraldo, Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Mury e Varginha.

Os moradores com 90 anos ou mais e acamados  de outros bairros, como o Centro, são vacinados em casa, conforme o cadastro feito pela Secretaria de Saúde.

Para receber a segunda dose, o idoso deverá apresentar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. A pessoa pode se considerar imune à Covid-19 duas semanas após tomar as duas doses.

Somente no dia 15 de fevereiro, 354 idosos com 90 anos ou mais receberam a primeira dose no drive-thru do Detran. A vacinação começou em Nova Friburgo em 19 de janeiro. Idosos asilados e profissionais de saúde foram os primeiros a receber a Coronavac. Simbolicamente, os servidores públicos Renê Américo Folly, de 74 anos, e Odaléa Noel, de 67, foram os primeiros friburguenses vacinados contra a Covid-19, no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra