Idosos de 85 a 89 anos se vacinam nesta segunda e terça contra a Covid

Imunização com doses da Oxford/Astrazeneca ocorre em vários pontos de Nova Friburgo
sábado, 27 de fevereiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Therezinha de Oliveira, de 92 anos, é vacinada dentro do carro (Fotos: Henrique Pinheiro)
Therezinha de Oliveira, de 92 anos, é vacinada dentro do carro (Fotos: Henrique Pinheiro)

A Prefeitura de Nova Friburgo está vacinando, nesta segunda-feira e terça-feira, 1º e 2 de março,  das 10h às 15h, idosos entre 85 e 89 anos contra a Covid-19. O novo público-alvo foi definido a partir do recebimento, na última quinta-feira, 25, de 2.370 doses da vacina Oxford/Astrazeneca do governo do estado.

A vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos ocorre em vários pontos do município, e não apenas no Posto do Suspiro. O cadastramento deve ser feito por familiares no próprio posto, no site da prefeitura ou através DESTE LINK

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, muitas unidades abrangerão áreas para além de suas coberturas, visando à imunização desse novo público-alvo. É o  caso de Lumiar, que atenderá idosos de São Pedro da Serra; a unidade de Mury, que vacinará idosos das áreas adjacentes de Stucky e Vargem Alta; o posto de Varginha, que imunizará também os idosos do Nova Suíça; Campo do Coelho, atenderá as regiões de Centenário, São Lourenço e Conquista. Os postos de Amparo, Cordoeira, São Geraldo e Riograndina seguem a vacinação normalmente. Moradores de Olaria se direcionarão para o Tunney Kassuga; Idosos do  Terra Nova devem se vacinar no Posto Waldyr  Costa, em Conselheiro.

90 anos ou mais

Na última sexta-feira, 26, foi concluída a vacinação dos idosos de 90 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A ação foi  feita no Posto Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 15h.

Os acamados que não puderem ser levados ao posto serão vacinados em casa pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde. As localidades atendidas pelos agentes em residências serão: Conselheiro Paulino, Riograndina, Nova Suíça, Amparo, Varginha, Lumiar, Rio Bonito, Stucky, Mury, Campo do Coelho, São Geraldo, Olaria II e III, Cordoeira e Olaria.

O movimento no Posto do Suspiro foi tranquilo na sexta, A maior parte dos idosos que foram em busca da vacina puderam receber a primeira dose do imunizante dentro do carro. Mesmo com dificuldade em falar, Therezinha de Oliveira, de 92 anos, conseguiu demonstrar por gestos a felicidade de receber a primeira dose.

Quem também não conseguiu conter a emoção foi a dona Odete Mathieu, de 98 anos (foto). Sua cuidadora confidenciou que, inicialmente, ela se mostrou resistente para se imunizar, mas depois mudou de ideia e já está ansiosa para tomar a segunda dose. “Achei ótimo. Quero saber quando tomo de novo pra ficar livre dessa doença”.

Na última terça, com um dia de atraso por causa do mau tempo, chegaram outras 2.560 doses da vacina Coronavac. Mas, segundo a Secretaria municipal de Saúde, dessa remessa, apenas 250 doses são destinadas à imunização de novas pessoas: o restante será aplicado como segunda dose de quem já tomou a primeira.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra