Idosa é resgatada após seis dias perdida em mata da região de Macaé de Cima

Busca mobilizou guarda-parques do Inea, Corpo de Bombeiros e voluntários
terça-feira, 29 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Inea RJ)
(Foto: Inea RJ)

Após seis dias de buscas intensas, equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da APA Macaé de Cima, e do Corpo de Bombeiros resgataram uma idosa de 66 anos, perdida em uma mata fechada em Nova Friburgo desde o último dia 19. Ela foi encontrada na sexta-feira passada, 25, em uma distância de cerca de dez quilômetros do início da trilha, com sinais de desidratação, baixo peso e ferimentos nos pés, mas estava consciente. Durante o tempo desaparecida, a idosa, que tem diagnóstico de Alzheimer, consumiu canas-de-açúcar e água coletada de folhas e galhos.

(Foto: Inea RJ)

As equipes se reuniam diariamente pela manhã e iam até a mata, retornando no fim da tarde, antes de anoitecer. No último dia de busca, os agentes encontraram vestígios de roupas e objetos pessoais, como um guarda-chuva, e seguiram até a localização da idosa.

Além dos guarda-parques da APA envolvidos na operação, o resgate contou com ampla colaboração da comunidade local, que forneceu alimentos e água aos profissionais e voluntários. Um cachorro de um morador também auxiliou na busca.

(Foto: Inea RJ)

“A mobilização de diferentes pessoas e a colaboração entre equipes técnicas e moradores foram fundamentais para o desfecho positivo da operação. Agradeço a todos os envolvidos pelo profissionalismo e pela dedicação incansável”, destacou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Como a mulher não estava andando pelas lesões nos pés, os guarda-parques e familiares improvisaram uma maca, com troncos de árvores e cipós, para auxiliar a descida até determinado ponto. No resto do trajeto, foi carregada nas costas por membros da equipe.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: