Hotéis têm 85% de taxa de ocupação neste Carnaval

Nova Friburgo tem a segunda maior folia do estado e é procurada também por aqueles que querem paz e tranquilidade
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Chegou o Carnaval! São pelo menos quatro dias de folga, para alguns cinco ou até a semana que vem inteira, e cada um aproveita fazendo o que mais gosta, seja caindo na folia ou aproveitando a tranquilidade e as belezas naturais. E os turistas que escolhem Nova Friburgo como destino podem até desfrutar das duas opções. Não à toa a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas locais, neste Carnaval, está em torno de 85%, de acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Edson Almeida, o Biá.

O vice-presidente do Convention & Visitors Bureau do município, Wellington Oliveira, explica que as expectativas para este feriadão são muito positivas e que a tendência é de que Nova Friburgo receba muitos turistas.  “Nova Friburgo tem esse diferencial onde o turista vem em busca de tranquilidade e, os que curtem agito, podem também aproveitar para prestigiar os desfiles das nossas escolas de samba e os blocos de rua com a família e sair para conhecer diversos roteiros de eco turismo nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, circuitos Rural de Amparo, Tere-Fri e o Cervejeiro, além da gastronomia, onde pode-se encontrar pratos sofisticados, preparados pelos melhores chefs da cozinha alemã, suíça, francesa, brasileira entre outras”, enumera ele.

Além disso, Biá acrescenta que “a economia criativa do Carnaval movimenta muito o município, gerando emprego, renda e trazendo novos recursos, fortalecendo, assim, o mercado local.” Além dos turistas que se hospedam em hotéis e pousadas, há grande expectativa para a vinda de mais pessoas que passarão o carnaval nas casas de familiares, amigos ou imóveis de veraneio, de acordo com a Secretaria Municipalde Turismo. 

Em nota, a prefeitura informou que ‘não tem como quantificar o número de foliões desse público específico, no entanto, a expectativa é de receber muitos turistas vizinhos, que certamente serão atraídos por uma programação vasta e diversificada, com artistas locais e de renome nacional, além de concursos, bailes, blocos, matinês e muito mais.” 

RJ 116 deverá receber 160  mil veículos

O Carnaval também será movimentado nas estradas fluminenses. A expectativa da Rota 116, concessionária que administra o trecho privatizado da RJ-116, entre Itaboraí e Macuco, é de que entre o meio-dia desta sexta-feira, 17, até o meio-dia de quarta-feira de cinzas, 22, pelo menos 160 mil veículos circulem pelos 140 quilômetros sob concessão.

De acordo com a concessionária, todas as obras estarão suspensas durante este feriadão estarão suspensas. Além disso, os motoristas devem ficar atentos no quilômetro 53 da rodovia, na Serra dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, onde acontece a obra de contenção de uma encosta por uma empresa contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de ter sido suspenso o sistema pare-siga, dois redutores de velocidade (quebra-molas) foram instalados de forma provisória naquele trecho.  

Segundo a concessionária Rota 116, a instalação dos dois redutores  visa garantir mais segurança para motoristas que circulam no trecho em obras, já que o sistema de pare e siga no local não está sendo mais realizado. A concessionária informou também que colocará em plantão permanente seu efetivo operacional com caminhões guincho, ambulâncias de resgate e veículos de inspeção rodoviária, além da frota de combate a incêndios e de captura de animais. Em caso de emergência os motoristas devem ligar para o 0800 282 0116.

“Nosso efetivo estará atuando 24 horas por dia durante todo o período para atender aos usuários. Nesses dias de feriado prolongado, a maioria das chamadas que recebemos está relacionada a veículos com pane mecânica, mas há também aquelas chamadas  que precisam de guinchamento. Ressaltamos que é importante o motorista não fazer uso de bebida alcoólica em hipótese nenhuma para a sua própria segurança e dos outros”, afirma Edyano Bittencourt, superintendente geral da Rota 116.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: