Hotéis podem ter que reservar hospedagens para vítimas de violência

Proposta começou a ser discutida pelos vereadores de Nova Friburgo
terça-feira, 03 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou por unanimidade, na semana passada, o Projeto de Indicação Legislativa que institui o Programa de Reserva de Vagas no Ramo Hoteleiro. O objetivo principal da proposta dos vereadores Cláudio Leandro e Max Bill, obteve a aprovação dos demais pares em primeira discussão, e terá que voltar a plenário. 

O objetivo é garantir o abrigamento temporário, seguro e digno às mulheres em situação de violência que residam no município por, pelo menos, um ano. A ideia é contribuir para a expansão das políticas públicas de proteção às mulheres e combate à violência, preservando a integridade física, mental e psicológica de cada assistida. 

De acordo com o texto, o abrigamento de caráter temporário deverá compreender o período de um a 15 dias, no máximo, a depender de parecer emitido pela equipe do Centro de Referência da Mulher (Crem), atestando a necessidade de prorrogar as diárias de determinada beneficiária ao programa, em razão de eventual vulnerabilidade. O parecer emitido pela equipe do Crem poderá ser prorrogado, pelo período de tempo que a equipe técnica institucional considerar necessário. 

A proposta prevê que seja assegurado o acompanhamento psicológico e social às mulheres assistidas, enquanto permanecerem sob tutela do Programa Institucional, com a finalidade de que seja preservada a integridade psicológica por meio de tratamento adequado.

A Prefeitura de Nova Friburgo será obrigada a manter o sigilo do nome e endereço do hotel em que as vagas serão contratadas, preservando assim a identidade e segurança da mulher em situação de violência integrante do Programa. A equipe do hotel contratado deve passar por processo de capacitação, para a revitimização institucional ou secundária, da mulher assistida. 

A organização, coordenação e execução do Programa de Reserva de vagas no Ramo Hoteleiro Municipal, segundo a proposta, será de responsabilidade e competência do Crem, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, ou de ente governamental específico na formulação de políticas públicas, no cuidado e atenção às mulheres em Nova Friburgo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: