Hospital de Cantagalo já tem sua Usina de Oxigênio

Sistema tem capacidade de produzir mais de 250 cilindros por mês
terça-feira, 30 de março de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
A usina é capaz de abastecer de maneira ininterrupta todos os setores do hospital com o oxigênio
A usina é capaz de abastecer de maneira ininterrupta todos os setores do hospital com o oxigênio

A Santa Casa de Caridade de Cantagalo, fundada em 1969, mais conhecida como Hospital de Cantagalo, já tem a sua própria usina de oxigênio, inaugurada semana passada. Com as redes hospitalares — pública e privada — de várias capitais apontando para iminente risco de colapso no fornecimento de oxigênio para tratamento de pacientes com Covid-19, a Santa Casa de Cantagalo divulgou uma importante notícia não apenas para a população daquele município, mas para os moradores de toda a região:

Encontra-se em pleno funcionamento na Santa Casa uma usina de oxigênio, capaz de abastecer de maneira ininterrupta todos os setores do hospital com o gás, medicamento essencial para o tratamento eficaz de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Idealizado há mais de seis meses, o programa permite ao hospital suprir suas necessidades sem depender do fornecimento de empresas especializadas, que vêm alegando, reiteradamente, dificuldades de atender a demanda pelo gás que não para de crescer em todo o país. 

A usina tem capacidade de produzir 2.600 metros cúbicos de oxigênio por mês, o que equivale a mais de 250 cilindros. Segundo Alan Barros Cabral, diretor administrativo da Santa Casa, o grau de pureza do oxigênio é de quase 100%. 

“O hospital gastava cerca de R$ 15 mil por mês pelos cilindros de oxigênio necessários para atender a demanda dos pacientes. Agora, com o pleno funcionamento da usina, conseguimos abastecer, de forma ininterrupta, toda a unidade, o que resulta em uma economia mensal de R$ 8 mil”, assegurou o diretor.  

Covid-19  em Cantagalo

Em 2010, o censo do IBGE registrou a existência de 19.830 habitantes no município; atualmente, o instituto estima o número de moradores em 20.168. Até o momento, Cantagalo registrou 25 mortes pela Covid-19.

DPU vai ao STF por fornecimento centralizado de oxigênio aos estados

O defensor público-geral federal, Daniel Macedo, e o defensor nacional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União (DPU), André Porciúncula, ajuizaram nesta segunda-feira, 29, uma ação coletiva no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o fornecimento de oxigênio medicinal a todos os estados da Federação, com mecanismo centralizado de distribuição.

De acordo com a ação civil pública, diversas fontes oficiais têm relatado nos últimos dias o risco de desabastecimento de oxigênio. Levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado por meio de questionário enviado a 2,5 mil das 5.570 prefeituras, apurou que o oxigênio para pacientes com o coronavírus está prestes a acabar em pelo menos 78 municípios.

Conforme aponta a ação da DPU, decisões liminares recentes vêm determinando a entrega de quantidades do produto em municípios ou estados específicos, sem considerar a situação global de produção e distribuição, o que desorganiza a logística e gera risco de desabastecimento para grandes hospitais.

A DPU requer, entre outros pedidos, que a União, em articulação com os estados e o Distrito Federal, no prazo de 10 dias, apresente plano para abastecimento de oxigênio medicinal para a rede de saúde dos estados e municípios durante a pandemia.

Pede ainda a hierarquização das demandas segundo critérios de urgência, logística, necessidade, estoque, local de envase, transporte e os previstos na legislação de regência, além de logística adequada pelo meio mais célere para o fornecimento de gases medicinais, a fim de garantir que quantidade suficiente do produto chegue o quanto antes aos estados e municípios.

Para o defensor público-geral federal, “a dispersão de ações individuais e coletivas no Poder Judiciário para a obtenção dos gases medicinais é determinante para fragmentação da política pública no controle e abastecimento e revela a causa concreta do conflito federativo entre os diversos estados da Federação, com o consequente desabastecimento e distorções no fornecimento”, explicou Macedo.

(Fonte: Matéria original do site Metrópoles)

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra