Hospital de campanha em Conselheiro ainda não tem leitos nem equipamentos

MPF inspeciona instalações da unidade emergencial provisória. Inquérito civil foi aberto
sexta-feira, 08 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O hospital de campanha em montagem no Sesi (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O hospital de campanha em montagem no Sesi (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma inspeção na última semana na estrutura montada para a instalação do hospital de campanha para acolher pacientes graves de Covid-19 no ginásio esportivo Frederico Sichel, no distrito de Conselheiro Paulino. O objetivo da inspeção foi apurar as causas do atraso na abertura do hospital, que teve o início de seu funcionamento previsto para final de abril. Segundo a Secretaria estadual de Saúde do Estado do Rio, a abertura do hospital é estimada para a segunda semana de maio, sem garantia de que todos os leitos estarão disponíveis.

Até momento, o hospital não conta com os 60 leitos de enfermaria e 40 de terapia intensiva previstos no cronograma fornecido pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), entidade contratada pela Secretaria Estadual de Saúde para a instalação de novos equipamentos no Estado do Rio de Janeiro pelo valor de R$ 770.575.579. Foi aberto um inquérito civil para apurar o caso. 

Na inspeção realizada pelo MPF, constatou-se que apenas o tomógrafo se encontrava em fase de finalização de instalação. Em relação ao restante do hospital de campanha, há pendências importantes na parte de estruturação e na montagem do leitos, além da ausência de instalações hidráulica e de esgoto. Parte do material a ser utilizado ainda não chegou ao ginásio esportivo Frederico Sichel, como os próprios leitos, inviabilizando o andamento dos trabalhos de montagem.

Para o procurador da República responsável pelo caso, João Felipe Villa do Miu, o atraso na abertura de novos leitos do hospital de campanha tem criado risco de colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) local, o que pode deixar pacientes do SUS sem assistência médica digna. O atraso também prejudica os esforços de retomada gradual das atividades em Nova Friburgo e região, que vêm convivendo há dois meses com restrições a liberdades fundamentais, perda de empregos e fechamento de comércios. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra