Governador anuncia a instalação do distrito industrial de Conquista

Protocolo de intenções foi assinado com o prefeito Johnny Maycon durante visita de Cláudio Castro ao município na semana passada
terça-feira, 21 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Marcia Carestiato, Claudio Castro, Marcelo Porto, Johnny Maycon e a primeira-dama Lorrayne na assinatura do protocolo (Divulgação)
Marcia Carestiato, Claudio Castro, Marcelo Porto, Johnny Maycon e a primeira-dama Lorrayne na assinatura do protocolo (Divulgação)

A instalação de um distrito industrial em Nova Friburgo, na região de Conquista, distrito de Campo do Coelho, foi confirmada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que assinou com o prefeito Johnny Maycon um protocolo de intenções na semana passada durante visita a Nova Friburgo. Participaram da cerimônia representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e outras instituições do município. Na ocasião, o governador anunciou o início do processo para a licitação das obras do futuro distrito industrial que será construído na rodovia RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo), em um terreno cedido pelo membro do Conselho Empresarial da Firjan, o empresário José Abicali, da indústria de ferragens Haga.

Desde 2013, a Firjan possui um estudo com a área mapeada para a construção do complexo industrial, que vai oferecer infraestrutura para empresas que não possuem suporte, além de agregar diversos setores da economia friburguense. “Nós defendemos essa pauta há anos porque entendemos a relevância desse projeto, que vai proporcionar melhores condições aos empreendedores de nossa cidade. O distrito industrial também vai nos tornar ainda mais competitivos para atrair mais negócios e investidores, e consequentemente, vamos gerar mais empregos e renda em Nova Friburgo e região”, observa a presidente da representação regional a Firjan no Centro-Norte fluminense, Márcia Carestiato Sancho. 

Ao assinar o protocolo de intenções, o governador Cláudio Castro lembrou que o futuro emprendimento vai permitir o incentivo de políticas públicas para estimular o desenvolvimento socioeconômico da Região Serrana. “Com a instalação do distrito industrial em Conquista vamos fortalecer os segmentos de atividades econômicas que já existem e até mesmo introduzir outras”, completou o prefeito Johnny Maycon.

A Firjan criou um grupo de trabalho para apoiar os distritos industriais fluminenses, que vai estruturar um painel de demandas e soluções para os pólos e distritos industriais, com a parceria do governo estadual. A Firjan defende também a prioridade na recuperação dos distritos atuais.

Tributos fiscais e Fevest 

Durante o evento, Márcia Carestiato também ressaltou o potencial econômico da indústria regional, que atualmente gera mais de 24 mil empregos formais e reforçou a importância de políticas de incentivos fiscais. “Temos aqui nesta cerimônia os representativos polos de moda íntima e metal-mecânico, referências no cenário nacional, além da indústria de plásticos, cimento, alimentos e bebidas, laticínios, agricultura, entre outros grandes geradores de trabalho e renda, por isso, precisamos de um olhar especial para os benefícios fiscais e redução de cargas tributárias”, afirmou a presidente da Firjan Centro-Norte. 

O presidente do Conselho Empresarial de Agronegócios, Alimentos e Bebidas da Firjan, Antônio Carlos Celles Cordeiro, destacou os projetos prioritários para o setor, reforçando o Diagnóstico do Agro Fluminense, estudo encomendado pela federação, que será apresentado oficialmente ao governo nas próximas semanas. Ele também agradeceu e elogiou a lei que dá fim à substituição tributária para leite, laticínios e outras bebidas. “É uma grande conquista para o setor e estamos muito felizes. Essa é a primeira etapa de vários caminhos que precisamos perseguir para o setor”, disse o empresário.

O presidente do Sindicao da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo, Marcelo Porto, enfatizou a importância da realização da Feira Brasileira da Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria Prima (Fevest) que será realizada no início de julho após dois anos suspensa devido à pandemia da Covid-19. “Estamos retomando a Fevest, que é uma grande facilitadora de negócios e representa o potencial econômico do nosso polo de moda íntima, além de gerar novas oportunidades de trabalho e renda com a sua realização”, destacou.

Também estiveram no evento o presidente do Sindicato das Indústrias Metais-mecânicas (SindMetal), Mauro Pereira Alvim; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Norte (Sinduscon-CN), Ediwar Ismério Machado; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), Fernando Lemgruber.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios