Frota da Itapemirim em Friburgo terá 210 veículos com média de 4 anos de uso

Todos os veículos listados, incluindo os 42 reserva, têm motor Mercedes-Benz
segunda-feira, 26 de julho de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Um ônibus padrão, urbano, do Grupo Itapemirim (Reprodução da web)
Um ônibus padrão, urbano, do Grupo Itapemirim (Reprodução da web)

Na noite da última sexta-feira, 23, o Grupo Itapemirim encaminhou à Prefeitura de Nova Friburgo a listagem da frota disponibilizada inicialmente para a operação das linhas urbanas do município. Ao todo, são 210 ônibus identificados por placa, chassi e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Desses, 168 ônibus são operacionais, com idade média de quatro anos de uso. Os 42 coletivos restantes compõem a frota de reserva. Todos os veículos listados possuem motores Mercedes-Benz. A VOZ DA SERRA teve acesso exclusivo aos detalhes da planilha.

O anúncio da apresentação da frota foi feito pelo prefeito Johnny Maycon (Republicanos) em vídeo nas redes sociais. Na ocasião, ele revelou que a frota atende aos critérios previstos no Termo de Referência do processo de contratação emergencial da nova empresa de ônibus que irá atuar em Nova Friburgo. 

 Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA, de acordo com o contrato emergencial do serviço de transporte público, assinado por representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e do Grupo Itapemirim, a frota que circulará na cidade deveria ter sido apresentada no último dia 15. Mas, segundo uma fonte da prefeitura, no dia 16, a empresa pediu mais dez dias de prazo para apresentar os ônibus. “Na data de vencimento desse prazo, a Itapemirim relatou situações graves que teriam ocorrido durante o processo de transição, com impactos sobre o cronograma. No dia seguinte a empresa pediu dilação do prazo com base nesses argumentos, e esse pedido foi encaminhado à Procuradoria Geral do município para emissão de um parecer” , relatou a fonte.

A VOZ DA SERRA também já havia divulgado a informação obtida através de uma fonte que a Itapemirim estaria comprando 300 ônibus para fazer o transporte público em Nova Friburgo e em São José dos Campos (SP), onde venceu a licitação para a exploração de linhas urbanas. 

Entramos em contato com a Itapemirim para saber mais detalhes sobre a compra dos ônibus, mas a assessoria de imprensa informou que só passarão mais detalhes quando se encerrarem as negociações para a implantação total do serviço de transporte público no município.

 

LEIA MAIS

Empresa diz que itinerários normais serão retomados assim que circulação segura dos ônibus for possível

Idosos, obesos, gestantes, adultos com crianças de colo, pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção poderão se sentar em qualquer lugar

Documento de 50 páginas questiona viabilidade do serviço, aponta fragilidades no contrato e denuncia tentativas de desqualificar investigação

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Transporte