Friburguenses ainda sem ideia de quando tomarão dose de reforço contra a Covid

Cidades como Teresópolis e Trajano de Moares já aplicam a terceira dose na população idosa
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Benito di Paula se vacinando em São Paulo: reforço
Benito di Paula se vacinando em São Paulo: reforço

 

Nova Friburgo ainda não tem indicativo nem  planejamento de quando começará a terceira dose de vacina contra a Covid-19 ou dose de reforço para a população idosa, campanha que já começou em várias cidades brasileiras, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório".  A terceira dose para idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos foi determinada pelo Ministério da Saúde, acompanhando decisão de outros países.

O mais ilustre dos friburguenses deu o exemplo e recebeu nesta semana a sua dose de reforço. Benito di Paula mora em São Paulo e tomou a vacina na capital paulista. Seu filho, Rodrigo Vellozo, fez questão de compartilhar o momento nas redes sociais com uma mensagem pró-vacina: “agradeço e me emociono... papai imunizado com a dose de reforço” – escreveu o cantor que ainda compartilhou as hasgtags vacina para todos e vacina salva vidas.

Os moradores de Nova Friburgo seguem à espera e assistem, por exemplo, moradores do Rio de Janeiro já sendo vacinados. Na região, cidades como Teresópolis e Trajano de Moares já aplicam a terceira dose na população idosa. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde havia determinado, inicialmente que a dose fosse acima de 70 anos, mas alterou essa recomendação para 60 anos nesta terça-feira, 28.          

A dose de reforço, para o público-alvo contemplado neste momento, é recomendada para quem se vacinou com qualquer imunizante usado na campanha de vacinação. A preferência é pela utilização da Pfizer, no entanto, quando possível. O Ministério da Saúde também definiu um segundo grupo para receber a dose de reforço: profissionais de saúde.   

O grupo deverá receber a nova dose seis meses após o profissional ter completado o ciclo vacinal. Cá entre nós: com essas definições é só se planejar e não deixar a população ansiosa com a morosidade das decisões. Diante das novas etapas da campanha, o Ministério da Saúde tem reforçado ainda mais a necessidade de estados e municípios respeitarem as recomendações da pasta, pactuadas entre a União, Conselhos de secretários das diferentes esferas, previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A terceira dose da vacina nos EUA, Europa e Brasil é criticada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Não por questões científicas, mas por vieses humanitários. A entidade está preocupada que nesses países já se aplique a dose de reforço, enquanto em países africanos, por exemplo, nem a primeira dose foi aplicada, por falta de imunizantes. Na visão da OMS, não basta imunizar somente alguns países, o mundo todo precisa se vacinar para conter a pandemia e suas novas variantes. Debate complexo.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra