Friburguense Jhennifer Alves eleita a melhor atleta universitária brasileira

Conquista em Nápoles, na Itália, credenciou nadadora a alcançar mais este prêmio em sua carreira
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Vinicius Gastin
Com novos objetivos e mais uma premiação, a friburguense agora mira as Olimpíadas de 2021
Com novos objetivos e mais uma premiação, a friburguense agora mira as Olimpíadas de 2021

O resultado não surpreende e apenas representa a coroação de uma atleta que, há anos, vem escrevendo o seu nome na história da natação brasileira. Primeira nadadora do país a vencer o Universíade, em Nápoles, Itália, Jhennifer Alves foi eleita a melhor atleta feminina universitária do Brasil em 2019. A premiação aconteceu no último domingo, 20, de forma on-line, e fez justiça às conquistas da friburguense na temporada passada.

Na temporada passada, aos 22 anos, Jhenny tornou-se a primeira nadadora verde e amarela a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Mundiais Universitários, na Itália, ao vencer a prova dos 50 metros peito com o tempo de 30s73. Um mês antes, ela bateu o recorde sul-americano tanto nos 50 metros quanto nos 100 metros peito.

Além das conquistas a nível universitário, Jhennifer Alves foi a quinta colocada no individual da prova dos 100 metros peito, ouro no 4 x 100 medley misto e bronze no 4 x 100 medley feminino dos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru. Ela também passou um mês competindo na Europa, conquistando, por exemplo, um recorde sul-americano. A atleta terminou o Circuito Mare Nostrum como a terceira melhor nadadora de toda competição na soma de pontos, com duas medalhas de ouro e quatro de prata no total.

Na Copa do Mundo de Natação, em Doha, no Catar, por exemplo, foi a vencedora nos 100 metros e nos 50 metros peito com o tempo de 30s93.  A friburguense também conquistou a medalha de ouro nos 50m peito na etapa de Kazan, na Rússia, com o tempo de 30s68. A copa foi o último compromisso da atleta durante a viagem pela Europa.

Durante os Jogos Mundiais Militares, promovidos em Wuhan, na China, Jhenny foi prata na prova dos 50m nado peito, com o tempo de 30s91. Um dia depois voltou às piscinas, e conquistou medalha de bronze na prova dos 100 metros.

A premiação

Realizada anualmente pela CBDU, a premiação destaca os atletas com melhor desempenho na temporada do ano anterior. Foram premiados os atletas, técnicos, instituições de ensino superior e Federações Universitárias Estaduais que se destacaram em 2019, em cerimônia totalmente on-line, com a participação de todos os premiados.

Além dos prêmios definidos por um sistema anual de pontuação – que leva em conta todo o calendário de competições –, e também aqueles delimitados por uma comissão da CBDU, existe a categoria o Craque da Galera, onde Jhennifer Alves também concorreu com mais de 40 atletas. No masculino, quem faturou o prêmio foi Paulo André Camilo de Oliveira, medalha de ouro nos 100 e 200 metros rasos na Universíade.

A data do evento foi escolhida pela CBDU como uma forma de celebrar o Dia Internacional do Esporte Universitário, que é celebrado anualmente em 20 de setembro. Em 2016 a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, instituiu oficialmente a data, com o objetivo de destacar a importância do esporte nas universidades.

LEIA MAIS

Nadadora de Nova Friburgo bateu o recorde sul-americano da modalidade, completando a prova em 29s87

Time brasileiro terá diversos atletas que participaram do Mundial de Budapeste este ano

Atleta friburguense alcança marcas históricas no Mundial em Budapeste

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: natacao