Friburguense Jhennifer Alves eleita a melhor atleta universitária brasileira

Conquista em Nápoles, na Itália, credenciou nadadora a alcançar mais este prêmio em sua carreira
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Vinicius Gastin
Com novos objetivos e mais uma premiação, a friburguense agora mira as Olimpíadas de 2021
Com novos objetivos e mais uma premiação, a friburguense agora mira as Olimpíadas de 2021

O resultado não surpreende e apenas representa a coroação de uma atleta que, há anos, vem escrevendo o seu nome na história da natação brasileira. Primeira nadadora do país a vencer o Universíade, em Nápoles, Itália, Jhennifer Alves foi eleita a melhor atleta feminina universitária do Brasil em 2019. A premiação aconteceu no último domingo, 20, de forma on-line, e fez justiça às conquistas da friburguense na temporada passada.

Na temporada passada, aos 22 anos, Jhenny tornou-se a primeira nadadora verde e amarela a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Mundiais Universitários, na Itália, ao vencer a prova dos 50 metros peito com o tempo de 30s73. Um mês antes, ela bateu o recorde sul-americano tanto nos 50 metros quanto nos 100 metros peito.

Além das conquistas a nível universitário, Jhennifer Alves foi a quinta colocada no individual da prova dos 100 metros peito, ouro no 4 x 100 medley misto e bronze no 4 x 100 medley feminino dos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru. Ela também passou um mês competindo na Europa, conquistando, por exemplo, um recorde sul-americano. A atleta terminou o Circuito Mare Nostrum como a terceira melhor nadadora de toda competição na soma de pontos, com duas medalhas de ouro e quatro de prata no total.

Na Copa do Mundo de Natação, em Doha, no Catar, por exemplo, foi a vencedora nos 100 metros e nos 50 metros peito com o tempo de 30s93.  A friburguense também conquistou a medalha de ouro nos 50m peito na etapa de Kazan, na Rússia, com o tempo de 30s68. A copa foi o último compromisso da atleta durante a viagem pela Europa.

Durante os Jogos Mundiais Militares, promovidos em Wuhan, na China, Jhenny foi prata na prova dos 50m nado peito, com o tempo de 30s91. Um dia depois voltou às piscinas, e conquistou medalha de bronze na prova dos 100 metros.

A premiação

Realizada anualmente pela CBDU, a premiação destaca os atletas com melhor desempenho na temporada do ano anterior. Foram premiados os atletas, técnicos, instituições de ensino superior e Federações Universitárias Estaduais que se destacaram em 2019, em cerimônia totalmente on-line, com a participação de todos os premiados.

Além dos prêmios definidos por um sistema anual de pontuação – que leva em conta todo o calendário de competições –, e também aqueles delimitados por uma comissão da CBDU, existe a categoria o Craque da Galera, onde Jhennifer Alves também concorreu com mais de 40 atletas. No masculino, quem faturou o prêmio foi Paulo André Camilo de Oliveira, medalha de ouro nos 100 e 200 metros rasos na Universíade.

A data do evento foi escolhida pela CBDU como uma forma de celebrar o Dia Internacional do Esporte Universitário, que é celebrado anualmente em 20 de setembro. Em 2016 a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, instituiu oficialmente a data, com o objetivo de destacar a importância do esporte nas universidades.

LEIA MAIS

Em bate-papo com A VOZ DA SERRA, atleta fala dos desafios vividos em 2020 e seus próximos passos

Filme contará a paixão pela natação segundo Rodrigo Garcia, que fez história conseguindo cumprir maratonas aquáticas

Após bater novo recorde na carreira, atleta friburguense chegaria como atração

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: natacao