Friburgo vacinou contra a Influenza apenas 3,2% do público prioritário

Ainda sem calendário definido, município está bem atrás de vizinhos como Teresópolis, que imunizou 48,3%
quarta-feira, 07 de julho de 2021
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
Vacina contra Influenza em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Vacina contra Influenza em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para toda a população brasileira acima de seis meses, cabendo às prefeituras a melhor forma de conduzir a imunização. Em Nova Friburgo, a prefeitura ainda não definiu o cronograma de vacinação e, em nota, informou nesta terça-feira, 6, “que há a pretensão de expandir o público da vacinação contra gripe na próxima semana.”

De acordo com o Ministério da Saúde, na campanha deste ano, Nova Friburgo vacinou até agora somente 3,2% do público prioritário, ficando bem atrás de outros municípios da Região Serrana, como Teresópolis, que imunizou 48,3%  e Petrópolis, 47,6% do grupo alvo. O Brasil atingiu 42% do público prioritário.

Foram aplicadas até agora em Nova Friburgo, apenas 2.607 doses. Um dos públicos prioritários é de crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). E, apenas 3,1%  delas foram vacinados contra a gripe, o que vem preocupando os pediatras. “A vacina contra a gripe, fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é muito importante neste momento e é feita anualmente. A Influenza (gripe) pode ser mais grave que a Covid-19 em certas faixas etárias”, alerta a pneumopediatra Renata Salgado.

O único público que superou os dois dígitos da porcentagem foi o de profissionais de saúde, com 21,8% deles vacinados. E, os idosos, que em outros anos, aderiram em massa às campanhas de vacinação contra a gripe, esse ano, apenas 3,0% deles tomaram a vacina.

Um dos motivos pode ser a dúvida de muitos sobre o risco de tomar a vacina contra a gripe e contra a Covid-19 em intervalos próximos. De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, devem priorizar a dose contra a Covid-19 e agendar a vacina da gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. 

“É importante reforçar a necessidade de imunização para evitar a transmissão da gripe e diminuir o risco de internações e mortes pela doença. Considerando a pandemia da Covid-19, quanto mais pessoas estiverem protegidas das complicações causadas pela gripe, menos sobrecarga para o sistema de saúde”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.

Público prioritário

Para quem faz parte do público-alvo e ainda não se vacinou, o Ministério da Saúde reforça a importância de se proteger contra a gripe. A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Vacinação nesta semana em Friburgo

A imunização contra a gripe dos grupos prioritários está acontecendo nesta semana, até sexta-feira, das 9h às 16h, nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino. Para a vacinação é necessário a apresentação dos seguintes documentos:  CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e o cartão do SUS.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina