De acordo com o novo boletim do coronavírus divulgado no início da noite desta quinta-feira, 23, subiu para 940 o número de casos confirmados de Covid-19 no município. Do total, 202 são profissionais da área da saúde, com dois óbitos confirmados. Ao todo, a cidade registra 58 mortes – três a mais em apenas 24 horas.
A cidade ainda contabiliza outros 79 casos suspeitos. Desses, 57 estão em casa aguardando resultados dos exames, 18 pacientes estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. Nova Friburgo registra também 425 pacientes recuperados da doença e 1.819 casos descartados.
Ainda de acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo, a taxa média de ocupação nos leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta quinta-feira foi de 71,4% (Raul Sertã: 80%); (Unimed: 60%); (São Lucas: 83,3%); (Serrano: 50%). Ou seja, dos 28 leitos disponíveis, 20 estavam ocupados nesta quinta-feira. O município manteve o mesmo número de leitos disponibilizados nos últimos dias.
Bandeira vermelha ou laranja na próxima semana
Considerando os números de sábado, domingo, segunda, terça, quarta e quinta-feira desta semana, Nova Friburgo está com uma taxa média (parcial) de ocupação dos leitos de 70,11%, o que manteria o município em bandeira vermelha na próxima semana – quando a taxa de ocupação está acima dos 70%. No entanto, cabe ressaltar, ainda será aferida a taxa média de ocupação desta sexta-feira, 24, para que seja calculada novamente a bandeira que será adotada a partir da próxima semana no município.
Para que Nova Friburgo deixe a bandeira vermelha e ingresse na bandeira laranja, é preciso que a taxa média de ocupação dos leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 seja menor que 69,8% - o que faria a média da semana ficar em torno de 69,92%, no limite da bandeira laranja. Apesar de possível, é improvável que a cidade retorne à bandeira amarela já na próxima semana – quando a taxa de ocupação dos leitos está entre 50% e 59%.
Deixe o seu comentário