Já chegaram a Nova Friburgo, de helicóptero, na manhã desta quinta-feira, 11, mais doses de vacinas contra o coronavírus. A sétima remessa para o interior do estado foi entregue pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número específico para Friburgo ainda não foi divulgado. A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, ainda não informou qual público-alvo será imunizado desta vez.
Na noite de terça o Ministério da Saúde realizou a entrega de 261.800 doses de Coronavac ao Estado do Rio. Dessas, 130.900 serão distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a SES distribuirá mais 20 mil vacinas de Coronavac para aplicação da segunda dose do lote enviado em 19 de fevereiro.
Logística e prioridades
As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram nesta quarta a retirada das doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. A distribuição para os demais 88 municípios é feita por quatro helicópteros, sendo um da Secretaria de Saúde, um do Corpo de Bombeiros, um do Governo do Estado e um da Polícia Militar.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.
Segundo a SES, a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo PNI, por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:
- Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
- Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
- Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
- Trabalhadores dessas instituições;
- Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
- Idosos a partir de 75 anos.
Até 18h desta quarta, 10, o estado registrava 697.060 pessoas vacinadas com a primeira dose e 188.941 com a segunda. O vacinômetro do estado pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/
O "vacinômetro" em Friburgo
Como mostrou A VOZ DA SERRA nesta terça, em 44 dias de imunização contra a Covid-19 em Nova Friburgo, de 19 de janeiro até 4 de março, 10.402 doses de vacinas foram aplicadas em Friburgo, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. Segundo dados disponibilizados pelo Portal da Transparência da prefeitura, 13.490 doses foram recebidas e até o último sábado, restavam 3.088 doses.
Nesta terça-feira, 9, terminou a fase da imunização contra a Covid-19 dos friburguenses acima de 82 anos, que tiveram dois dias seguidos para tomar a primeira dose. A definição do próximo grupo a ser vacinado agora, de faixa etária inferior, depende do recebimento de mais remessas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Longa fila de espera
Faltam ser vacinados ainda, por ordem de prioridade estipulada pela prefeitura de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), todas as pessoas acima de 60 anos, os portadores de comorbidades como diabetes, cardiopatias e obesidade mórbida, os deficientes, a população de rua, os detentos, os profissionais de educação, as forças de segurança e os profissionais de transporte.
No total, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo já recebeu nove mil doses da vacina Coronavac/Butantan e 4.490 doses da Astrazeneca/Oxford. Desse total, 781 doses foram aplicadas, até agora, em idosos acima de 90 anos e outras 1.268 doses em pessoas na faixa etária de 85 a 89 anos, somando 2.049 idosos vacinados.
A maior parte das doses - 8.353 - foram direcionadas a profissionais de saúde e idosos asilados, públicos prioritariamente atendidos logo na primeira fase da imunização em Friburgo.
A distribuição das doses na Saúde
Conforme os dados mais recentes sobre a vacinação dos profissionais de saúde, atualizados em 24 de fevereiro, até aquela data haviam sido aplicadas 7.827 doses de vacina em Friburgo. Até então, a maior parte delas (1.081) foram destinadas ao pessoal da saúde abaixo de 50 anos, incluindo recepcionistas de clínicas, consultórios e laboratórios privados. Outras 730 doses foram direcionadas ao Hospital Municipal Raul Sertã, seguido da Unimed (654). Ainda neste ranking, em seguida aparecem profissionais de saúde com mais de 50 anos (579). Profissionais da Atenção Básica e Vigilância em Saúde consumiram 422 doses. O Hospital São Lucas absorveu 353 doses e o Hospital Serrano, 175, mais do que a Maternidade Mario Dutra (154). A UPA ficou com outras 154 doses.
Entre os abrigos, 134 doses foram para a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, 68 para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e 51 para clínicas privadas, como Villevive e Outono. A clínica psiquiátrica Santa Lúcia ficou com 59. As demais doses foram diluídas entre técnicos coletores de exames, profissionais de saúde da Marinha, do Instituto Médico Legal (IML), atendimentos feitos pelas Estratégias de Saúde da Família e laboratórios privados, entre outros.
Deixe o seu comentário