Friburgo recebe escultura do movimento Rio de Mãos Dadas

Exposição ficará por duas semanas na Praça Dermeval Barbosa Moreira
sexta-feira, 09 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo recebe escultura do movimento Rio de Mãos Dadas

Por intermédio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo  (Sincomércio) traz para Nova Friburgo este mês uma escultura que permanecerá em exposição na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, até o dia 24. A escultura simboliza o movimento Rio de Mãos Dadas, que pretende divulgar mensagens positivas para que a população vislumbre tempos melhores com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a volta à normalidade efetivando ações diversas de ajuda aos municípios no enfrentamento à pandemia. Em seu viés cultural, a campanha da Fecomércio começou na capital e agora chega ao interior com o nome de “Rio de Mãos Dadas pela sua Cidade”.

Autorizada pela Prefeitura de Nova Friburgo, que apoia o evento, a exposição compreende uma intervenção urbana: duas mãos que constituem a escultura, distantes entre si pelo limite da base da peça, são manejadas até se tocarem. Construídas em laminação de fibra de vidro, com reforço interno em metalon e acabamento em madeira, levam pintura artística em tinta branca executada por movedores culturais cariocas. A escultura mede dois metros de comprimento, um metro e 20 centímetros de largura e 45 centímetros de altura. 

“Esse movimento simboliza a esperança na superação da pandemia do coronavírus e em tempos em que poderemos retomar o contato social e ter de volta tudo aquilo a que renunciamos num período de enormes desafios”, explica o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende.

Desde o início do ano, a campanha Rio de Mãos Dadas disponibiliza aos empresários do comércio mostras itinerantes, maratonas virtuais, treinamentos e cursos adaptados à nova rotina dos negócios. Ela foi subdividida no projeto “Rio de Mãos Dadas pela sua Cidade” com objetivo de aproximar os municípios do interior dos serviços oferecidos pelas unidades fixas e móveis de Sesc e do Senac no Estado do Rio de Janeiro, entidades que compõem, assim como o Sincomércio de Nova Friburgo, o Sistema Fecomércio. Os serviços envolvem atendimentos odontológicos e de saúde da mulher, fomento à cultura e ao lazer, além de formação e capacitação profissional.

Outra divisão da campanha resultou no projeto “Rio de Mãos Dadas pelo Interior”, que em maio realizou em Nova Friburgo palestras online e mentorias gratuitas para pequenos e médios empresários dos setores de comércio, hotelaria e gastronomia. “As palestras e as mentorias abordaram questões relevantes, de maneira a auxiliar os empreendedores a encontrarem caminhos diferentes, saídas criativas para cenários complexos e de muitas dificuldades. Elas nos deram ânimo para continuar na luta pela sobrevivência de nossas empresas”, observa Braulio Rezende.

Ação solidária

Ainda dentro do movimento Rio de Mãos Dadas, o programa de segurança alimentar Mesa Brasil Sesc, também coordenado pelo Sistema Fecomércio, intensificou nos últimos meses a entrega de cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) em perfeito estado e de alto valor nutricional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 22 de abril, a pedido do presidente do Sincomércio, o Mesa Brasil distribuiu em Nova Friburgo cinco toneladas de alimentos, que beneficiaram cerca de 450 famílias.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: