Friburgo libera a xepa da Covid em qualquer ponto de vacinação

Doses remanescentes serão aplicadas em quem estiver aguardando na fila, ao fim de cada dia
terça-feira, 13 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo libera a xepa da Covid em qualquer ponto de vacinação

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Atenção Básica, vai descentralizar a "xepa" de vacinas contra a Covid-19 do Posto Silvio Henrique Braune a partir da próxima segunda-feira, 19. A responsabilidade agora passa a ser de cada Unidade Básica e cada Estratégia de Saúde da Família. 

A xepa da Covid-19 são doses remanescentes de cada frasco no final do dia de aplicação. Ou seja, após um dia de vacinação, os restos de imunizantes que sobram em cada vidro aberto são aspirados e formam outras doses, sem uma  quantidade fixa por dia.

O Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde dá autonomia às cidades para decidirem em quem vão aplicar essas doses. Podem convocar pessoas por telefone ou distribuir para as pessoas que aguardam nas filas.

No caso de Nova Friburgo, a partir de agora essas doses serão aplicadas em quem estiver aguardando nos pontos de vacinação daquele dia.

Vale ressaltar que isso não significa que é necessário aglomerar e realizar filas longas nas unidades, tendo em vista que é uma quantidade pequena e incerta de doses de xepas que são aplicadas por dia.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra