A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Atenção Básica, vai descentralizar a "xepa" de vacinas contra a Covid-19 do Posto Silvio Henrique Braune a partir da próxima segunda-feira, 19. A responsabilidade agora passa a ser de cada Unidade Básica e cada Estratégia de Saúde da Família.
A xepa da Covid-19 são doses remanescentes de cada frasco no final do dia de aplicação. Ou seja, após um dia de vacinação, os restos de imunizantes que sobram em cada vidro aberto são aspirados e formam outras doses, sem uma quantidade fixa por dia.
O Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde dá autonomia às cidades para decidirem em quem vão aplicar essas doses. Podem convocar pessoas por telefone ou distribuir para as pessoas que aguardam nas filas.
No caso de Nova Friburgo, a partir de agora essas doses serão aplicadas em quem estiver aguardando nos pontos de vacinação daquele dia.
Vale ressaltar que isso não significa que é necessário aglomerar e realizar filas longas nas unidades, tendo em vista que é uma quantidade pequena e incerta de doses de xepas que são aplicadas por dia.
Deixe o seu comentário