Friburgo libera eventos sem limite de público, já valendo para o feriadão de carnaval

Decreto com novas regras exige, no entanto, distanciamento de um metro entre as pessoas e uso de máscaras
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Panorâmica de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Panorâmica de Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A Prefeitura publicou na noite desta quarta-feira, 23, o decreto  1.341, com validade imediata, que determina novas regras sanitárias para atividades econômicas em Nova Friburgo. Entre elas, estão as regras para os eventos, que estão liberados para serem realizados em atividades comerciais, casas de festas, salões sociais, quadras, ginásios, teatros e outros em todo o município.

Diferentemente do decreto anterior, agora não há mais limites do número de pessoas, nem de ocupação, desde que seja obedecido o distanciamento de um metro entre elas.  Para tanto, os  promotores dos eventos devem organizar a entrada e a saída para evitar aglomerações, reduzir o número de portarias de acesso e disponibilizar álcool 70% pra higienização das mãos.  Além disso, também é obrigatório o uso de máscara facial por todos, podendo ser retirada apenas no momento de consumação de alimentos e bebidas.  As mesas devem ter 1,5 metro de espaçamento uma da outra.

Os estabelecimentos devem ter  higienização de superfícies,  bebedouros, lixeiras, bancos, cadeiras, mesas com saneantes preconizados pela Anvisa, além de fixação de meios de comunicação visual entre outros para educação sanitária.

Para a realização de shows o decreto recomenda instalação de  barreira física, com altura mínima de dois metros, em acrílico ou acetato, e distanciamento de 1,5 metro entre os músicos e os clientes. Além disso, todos os músicos, instrumentistas, exceto vocalistas, deverão utilizar máscaras de barreira, mantendo a distância mínima de um metro entre os artistas.  Já para shows com instrumentos de sopro o recomendado é que sejam feitos ao ar livre. Os DJs deverão obrigatoriamente usar máscaras.
 

Feradão lotado de bailes particulares e shows em bares

Um meme que está sendo compartilhado nas redes sociais, com a frase “Pelo que entendi até agora, não vai ter carnaval, mas vai ter carnaval”, define bem o momento atual. É que, mesmo com adiamento para maio dos eventos oficiais da festa de Momo, promotores de eventos, bares e clubes estão divulgando em suas redes sociais muitas festas particulares de carnaval em Nova Friburgo.

Os órgãos de segurança, como Polícia Militar e Guarda Municipal, ainda não divulgaram ainda seus esquemas especiais de segurança para o feriadão de carnaval, entre esta sexta-feira, 25, e a terça, 1° de março.
 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval | saúde