Friburgo já teve 4 casos da variante Delta, a mais contagiosa da Covid-19

Infectados moram nos bairros Cascatinha, Nova Suíça e Olaria, já não transmitem mais o vírus e passam bem
quarta-feira, 04 de agosto de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Movimento na Praça Getúlio Vargas em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento na Praça Getúlio Vargas em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Seis novos casos de variantes da Covid-19, incluindo a Delta, já foram detectados em Nova Friburgo. Pela primeira vez, foram registrados infectados com a cepa Delta, indiana, considerada a mais contagiosa do coronavírus  hoje no mundo. 

Segundo informaram a Secretaria de Saúde e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde nesta quarta-feira, 4, os quatro casos da variante Delta, a B1.617-2, são  de dois homens e duas mulheres, com idades entre 1 ano e 49 anos. Eles são moradores dos bairros Cascatinha, Nova Suíça, Olaria e de um quarto  endereço não identificado. 

Os outros dois casos de variantes encontrados são da cepa brasileira P1, a de Manaus, denominada Gama, que infectaram  um homem e uma mulher de 30 a 49 anos,  moradores de Conselheiro Paulino e do Loteamento São Jorge. 

Os casos foram descobertos, segundo a prefeitura, após o sequenciamento genômico feito pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) com as amostras coletadas e enviadas à capital pelo município. 

A prefeitura destaca que todos os contaminados tiveram os sintomas em junho e julho e todos já passaram pelo período de infecção e transmissão. Segundo a Vigilância Epidemiológica, todos passam bem. 

Segundo o portal de notícias G1, a variante Delta já é responsável por quase a metade dos casos de Covid-19 hoje na cidade do Rio. Um estudo divulgado nesta terça-feira, 3, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) detectou que 45% das amostras de pacientes cariocas tinham a cepa Delta do coronavírus.

Ainda segundo a SES, de todas as amostras coletadas no estado inteiro, e não só na capital,  a Delta foi encontrada em 26%. Duas semanas atrás, esse percentual estava em 16,6%.

A secretaria afirma que a variante está em circulação no estado com tendência de aumento e em conversão para se tornar a mais frequente no lugar da Gama, de origem brasileira.

Saiba mais sobre a Delta

A variante Delta foi identificada pela primeira vez na Índia, em outubro passado, e passou a se e alastrar pelo Reino Unido e pelo mundo em alta velocidade. Isso ocorreu, segundo os infectologistas, porque provavelmente a B.1.617 se tornou mais transmissível após mutações sofridas desde a sua descoberta.

Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula, mais ele faz replicações, e maior é a probabilidade de modificações no seu material genético.

A nova mutação do coronavírus é até 70% mais contagiosa, com maior poder de infecção do que doenças como ebola, H1N1 e catapora.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta semana que, com o avanço da variante Delta em todo o mundo, a pandemia está longe do fim. As novas variantes  desafiam  a eficácia de vacinas. Contudo, estudos indicam que a imunização completa, com as duas doses, continua sendo eficaz, sobretudo se mantidas medidas como  o distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras.

A OMS já alertou que a variante Delta será dominante no Brasil dentro de algumas semanas. Por enquanto, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já identificaram transmissão comunitária do vírus. Com o avanço da Delta, espera-se um aumento de casos.

Nas últimas semanas, a variante Delta fez o número global de casos de Covid-19 crescer em 80%. A maior parte do mundo observa o aumento brusco de infecções, particularmente regiões com baixo índice de vacinação, como Ásia e África. Na África, por exemplo, apenas 1,5% da população está vacinada. Na Europa, mesmo com recente e expressivo aumento de casos, as mortes não seguem no mesmo ritmo. Isso porque a imunização completa no continente beira os 50%, comprovando a eficácia dos imunizantes.

A Delta apresenta uma modificação na proteína que fica na superfície do vírus, responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra