Com as 940 doses recebidas pelo município durante o último final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação das crianças com 11 anos que possuem comorbidade em Nova Friburgo, na quarta-feira, 19. As institucionalizadas também receberão o imunizante durante esta semana.
A imunização pediátrica será feita com o estoque disponível. A fim de realizar de forma segura, haverá distribuição de senhas nas unidades, já que as doses serão distribuídas de forma igualitária nas Unidades Básicas de Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, e proporcionalmente igual nas Estratégias de Saúde da Família das localidades de Riograndina, Amparo, Campo do Coelho e Mury. Entretanto, não é necessário aglomeração. Conforme Nova Friburgo for recebendo vacinas, a Secretaria de Saúde irá disponibilizá-las, sem prejudicar a imunização das crianças.
Os pais e/ou responsáveis pelas crianças desse público deverão apresentar CPF, RG, cartão do SUS, comprovante de residência, carteirinha de vacinação infantil e uma declaração médica ou receita que comprove a comorbidade.
Para a secretária Municipal de Saúde, Nicole Cipriano, esse é mais um momento importante no avanço contra a Covid-19: ‘’Nosso município foi destaque em todo o Estado do Rio de Janeiro na vacinação dos adolescentes e adultos. Agora, com as crianças, desejamos avançar com celeridade e a cautela que essa vacina exige. Capacitamos nossos profissionais, que estão trabalhando e se dedicando arduamente na campanha, para oferecermos mais segurança na imunização pediátrica.’’
Lista de comorbidades classificadas pelo Ministério da Saúde
-
Diabetes mellitus;
-
Pneumopatias crônicas graves;
-
Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
-
Hipertensão arterial estágio 3;
-
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo;
-
Insuficiência cardíaca (IC);
-
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
-
Cardiopatia hipertensa;
-
Síndromes coronarianas;
-
Valvopatias;
-
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
-
Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
-
Arritmias cardíacas;
-
Cardiopatias congênita no adulto;
-
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
-
Doenças neurológicas crônicas;
-
Doença renal crônica;
-
Imunocomprometidos;
-
Hemoglobinopatias graves;
-
Obesidade mórbida;
-
Síndrome de down;
-
Cirrose hepática.
Deixe o seu comentário