Friburgo entra nesta segunda, pela primeira vez, em bandeira roxa

Novo estágio de restrições mantém apenas atividades essenciais funcionando; academias reabrem, mas restaurantes, bares e shoppings seguem fechados
sábado, 03 de abril de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Friburgo entra nesta segunda, pela primeira vez, em bandeira roxa

Nem vermelha nem laranja. Pela primeira vez em mais de um ano de pandemia, Nova Friburgo entrou em bandeira roxa, que significa “risco muito alto” de contágio pelo coronavírus. A nova bandeira foi anunciada às 20h desta quinta-feira, 1º, durante uma “live” de mais de uma hora e meia de duração, pelo prefeito Johnny Maycon, a secretária de Saúde, Nicolle Lessa, e a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna. 

Pouco antes, o boletim desta quinta-feira já mostrava um quadro preocupante (veja detalhes mais abaixo). Em 24 horas, Nova Friburgo registrou mais três óbitos por Covid, 122 novos casos confirmados e a ocupação média dos leitos de UTI/Covid nos hospitais da cidade estava em 93,48%. 

A bandeira roxa entrará em vigor na próxima segunda-feira, 5, depois de uma semana de “superferiadão” forçado pelo governo do estado para tentar frear o avanço da doença. A validade será até o domingo, 11.

Como fica a cidade na bandeira roxa 

  • Indústrias e confecções: funcionam com até 20% da capacidade.

  • Comércio e prestadores de serviço: funcionamento restrito às atividades consideradas essenciais.

  • Restaurantes, bares e lanchonetes: só delivery. Os bares ficam fechados.

  • Escolas: aulas apenas remotas.

  • Auto-escolas: 50% da capacidade.

  • Cursos livres: fechados.

  • Clubes: fechados:

  • Desportos individuais e coletivos: proibidos.

  • Estacionamentos e lava-jatos: abertos.

  • Concessionárias: só oficinas.

  • Instituições religiosas: fechadas.

  • Academias: funcionam apenas com até 20% de sua capacidade. 

  • Hotéis e pousadas: proibidas hospedagens.

  • Visitações turísticas: proibidas.

  • Barbearias e salões de beleza: proibidos.

  • Shoppings: fechados.

  • Seguem proibidos:  quaisquer atividades relacionadas a eventos com aglomeração de público, inclusive os desportivos, música ao vivo, drive-ins, cinemas, boates, teatros, casas de festas, casas de shows e afins, saunas, piscinas, parquinhos infantis, clubes sociais e recreativos, estádios, campos, arenas, ginásios e afins.

Boletim desta quinta

O boletim do coronavírus divulgado pela prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta quinta-feira, 1º, mostra uma taxa média de ocupação nos leitos de UTI/Covid nos hospitais da cidade de 93,48%: (Raul Sertã: 90%); (Unimed: 100%); (São Lucas: 90%); e (Serrano: 100%). Do total de 46 leitos, 43 estavam ocupados. 

Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação está em 85,39%: (Raul Sertã: 100%); (Unimed: 83,33%); (São Lucas: 65%); (Serrano: 100%). Do total de 89 leitos, 76 estavam ocupados.

O boletim mostra também  que subiu  para 12.172 o número total de casos confirmados de Covid-19 no município desde o início da pandemia, sendo 122 em 24 horas. Do total, 692 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados entre a classe. Ao todo, Friburgo registra 361 mortes, três a mais em 24 horas.

A cidade contabiliza ainda outros 38 pacientes com suspeita da doença. Desses, 15 estão em casa aguardando resultados dos exames, 18 estão internados e ainda há cinco óbitos em investigação.

A prefeitura também informou o registro de 5.720 pacientes recuperados e 11.819 casos descartados. Ao todo, 24.029 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, dos quais 50,65% resultaram positivo.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta quinta-feira, 1º, nos hospitais locais foi de 93,48%: (Raul Sertã: 90%); (Unimed: 100%); (São Lucas: 90%); e (Serrano: 100%). Do total de 46 leitos, 43 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 85,39%: (Raul Sertã: 100%); (Unimed: 83,33%); (São Lucas: 65%); (Serrano: 100%). Do total de 89 leitos, 76 estavam ocupados.

Vacinação para idosos de 69 anos na segunda

Durante a live, Johnny Maycon enfatizou que a cidade vive o período mais crítico e preocupante da pandemia. O prefeito lembrou que o Estado do Rio tinha nesta quarta-feira, 31,  701 pacientes com Covid aguardando um leito de UTI. Em Nova Friburgo, as mortes por Covid saltaram de nove para 27 na última semana de março. As secretárias salientaram ainda a mudança de perfil dos infectados, hoje muito mais jovens e sem comorbidades.

Eles anunciaram ainda que na próxima segunda-feira, 5, serão vacinados idosos de uma única faixa etária, 69 anos, e também os de maior idade que ainda não receberam a primeira dose. O Ginásio Frederico Sichel, em Conselheiro Paulino, será utilizado pela primeira vez para a vacinação, por ser coberto.

Novas métricas, nova cor

A nova cor também surge após um mês inteiro - março - marcado pela alternância semanal entre as bandeiras vermelha e laranja, o que deixou a população bastante confusa com o vaivém nas restrições de várias  atividades econômicas (RELEMBRE AQUI). Por conta disso, no último dia 23, às vésperas do “superferiadão”,  o governo Johnny Maycon anunciou mudanças nas métricas, valendo já para a bandeira seguinte.

A nova métrica reguladora continua sendo composta por três índices, sendo que os períodos de avaliação de dois deles foram alterados:

  • A  taxa de ocupação média dos leitos de UTI e de enfermaria para pacientes de  Covid continua valendo no período de sete dias;

  • A taxa de letalidade por Covid no município passa a ser no período de 14 dias, em vez de considerar o acumulado geral como tem sido;

  • A variação do número dos novos casos positivos aumenta de sete para 14 dias.

Um especialista que participou das discussões no Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COE) disse À VOZ DA SERRA que a decisão de fazer valer a análise por 14 dias tanto da letalidade quanto da positividade de  casos, que são critérios epidemiológicos,  é tecnicamente mais adequada. Segundo ele, pelos  novos critérios, a última  bandeira adotada na cidade não seria laranja, e sim  vermelha.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra