Friburgo em clima de Natal: vídeo mostra projeções audiovisuais na Catedral

"Mapping" promovido pelo Sincomércio encantou populares nas noites de sábado a segunda passada
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra

 O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo realizou nas noites deste sábado e  domingo, 19 e 20, e também nesta segunda-feira, 21, das 19h às 22h, na fachada da Catedral de São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, projeção de imagens e sons em celebração ao Natal. Como é possível ver nas fotos registradas por Janderson Edmundo, a Catedral ficou deslumbrante e com uma energia especial.   

Denominado "mapping", este tipo de exibição já havia sido promovido em dezembro de 2019 na Capela de Santo Antônio, no Suspiro, e conquistado o público com sua magia. O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, conta que a ideia de repetir a iniciativa, desta vez na igreja matriz, surgiu para que mais pessoas apreciassem o trabalho audiovisual. Ele acentua que as apresentações funcionam como um presente da entidade para Nova Friburgo.

“Queríamos criar o clima de Natal na cidade e oferecer aos friburguenses uma mensagem de fé e esperança. Quem passar pela praça, quem estiver dentro dos ônibus, dos carros, todo mundo poderá assistir ao espetáculo sem provocar aglomerações”, ressaltou Braulio.

A felicidade (também) é uma escolha

As projeções de imagens e sons abstratos, batizadas de “A felicidade (também) é uma escolha”, são de autoria do duo Manata Laudares, formado em 1998 pelo artista, pesquisador e professor Franz Manata e pelo artista, professor e DJ Saulo Laudares. Na opinião deles, as cores ajudam a expressar sensações e desbloquear energia, duas necessidades do ser humano, mais prementes do que nunca no complexo momento atual.

A atração tem ainda como objetivo reacender o otimismo para o novo ciclo que começará em 2021 e proporcionar diferentes modos de compreensão sobre o Natal, além dos símbolos e das tradições ocidentais, mas mantendo a essência da data em sua mistura de ecumenicidade, congraçamento e crença em tempos melhores.

“Pensamos no mapping como um evento responsável, que não quebra o distanciamento social imposto pela pandemia, e uma maneira muito bonita de festejar o Natal em Nova Friburgo”, resumiu Braulio Rezende.

 

LEIA MAIS

Em dezembro houve discreta recuperação do setor, que, no entanto, não cobriu prejuízos do ano

Código de Defesa do Consumidor não obriga loja física a efetuar troca de produtos por gosto ou tamanho

Pandemia exige agendamento para a participação presencial dos fiéis

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Natal