Friburgo continua com discrepância entre doses distribuídas e aplicadas

Diferença entre números do estado e da prefeitura chega a 8.536
sexta-feira, 08 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo continua com discrepância entre doses distribuídas e aplicadas

Até o fechamento da coluna "Observatório", de Wanderson Nogueira, a prefeitura diz ter aplicado 151.237 doses de vacina contra a Covid-19. Confrontando com o número de doses enviadas pelo estado (159.773), 8.536 têm destino incerto.

Foram perdidas? Estão guardadas para repescagem? - indaga o colunista, destacando que só a prefeitura sabe ou deveria revelar.

Já com relação à dose única da Janssen, os números batem: 4.360 doses distribuídas pelo estado e, segundo a prefeitura, todas aplicadas. Quanto ao registro no Ministério da Saúde, 208 aplicações, no entanto, seguem sem o registro oficial.

45 mil vacinas em estoque?

A discrepância de doses distribuídas e aplicadas com relação à segunda dose é maior, mas se releva porque essa fase segue em andamento.

O estado diz ter distribuído 133.485 doses, a prefeitura divulga ter aplicado até o dia 1º, 88.841. Ou seja, supõe-se que haja no estoque 44.644 doses de vacina com orientação para a segunda dose.

O medo de muitos friburguenses que aguardam a segunda dose parece superado, até por conta da orientação, por aqui seguida mais tarde, de aplicar Pfizer também em quem recebeu na primeira dose a Astrazeneca.    

Poucas doses a serem enviadas

No mesmo ínterim, considerando que a primeira dose (fase praticamente encerrada) foram 151.237 friburguenses vacinados, o estado só teria que enviar aproximadamente mais 18 mil doses para garantir o ciclo vacinal em segunda.

Resta saber a matemática da dose de reforço (terceira dose) e se houve muita gente que não se imunizou com a primeira.

A dificuldade é que muitos friburguenses, com a lentidão local, se vacinarão antes do calendário daqui, na capital ou em outros municípios.  

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra