Até o fechamento da coluna "Observatório", de Wanderson Nogueira, a prefeitura diz ter aplicado 151.237 doses de vacina contra a Covid-19. Confrontando com o número de doses enviadas pelo estado (159.773), 8.536 têm destino incerto.
Foram perdidas? Estão guardadas para repescagem? - indaga o colunista, destacando que só a prefeitura sabe ou deveria revelar.
Já com relação à dose única da Janssen, os números batem: 4.360 doses distribuídas pelo estado e, segundo a prefeitura, todas aplicadas. Quanto ao registro no Ministério da Saúde, 208 aplicações, no entanto, seguem sem o registro oficial.
45 mil vacinas em estoque?
A discrepância de doses distribuídas e aplicadas com relação à segunda dose é maior, mas se releva porque essa fase segue em andamento.
O estado diz ter distribuído 133.485 doses, a prefeitura divulga ter aplicado até o dia 1º, 88.841. Ou seja, supõe-se que haja no estoque 44.644 doses de vacina com orientação para a segunda dose.
O medo de muitos friburguenses que aguardam a segunda dose parece superado, até por conta da orientação, por aqui seguida mais tarde, de aplicar Pfizer também em quem recebeu na primeira dose a Astrazeneca.
Poucas doses a serem enviadas
No mesmo ínterim, considerando que a primeira dose (fase praticamente encerrada) foram 151.237 friburguenses vacinados, o estado só teria que enviar aproximadamente mais 18 mil doses para garantir o ciclo vacinal em segunda.
Resta saber a matemática da dose de reforço (terceira dose) e se houve muita gente que não se imunizou com a primeira.
A dificuldade é que muitos friburguenses, com a lentidão local, se vacinarão antes do calendário daqui, na capital ou em outros municípios.
Deixe o seu comentário