Friburgo começará vacinando 940 de um total de 30 mil crianças de 5 a 11 anos

Primeira remessa de doses infantis contra Covid a ser enviada pelo estado ainda não tem data para acontecer; capacitação será na segunda
quinta-feira, 13 de janeiro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Vacinação em criança (Aquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Vacinação em criança (Aquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo vai receber 940 doses  de vacina contra a Covid-19 direcionada às crianças de 5 a 11 anos de idade, na primeira remessa enviada pelo governo do estado. O cronograma de vacinação e a logística de distribuição das doses ainda estão sendo elaborados pela Coordenação de Imunização do Município e, segundo a prefeitura, tão logo tudo esteja definido, as informações serão amplamente divulgadas.

No Censo Escolar, segundo a prefeitura, foram declaradas cerca de 30 mil matrículas na faixa etária de 5 a 11 anos, no município de Nova Friburgo. (Unidades Municipais, Estaduais e Privadas).

O Ministério da Saúde anunciou a chegada nesta quinta-feira, 13, do primeiro lote, com 1,2 milhão de doses da vacina pediátricas da Pfizer, ao Brasil. O avião com os imunizantes aterrissou ainda durante a madrugada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP. As doses foram encaminhadas para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos-SP, onde foram submetidas aos processos de controle de qualidade e temperatura e em seguida foi iniciada a distribuição para os estados.

Apesar de não ter sido divulgada, até a atualização desta notícia, a quantidade de doses destinada a cada estado, o Ministério da Saúde informou, em sua página que o voo com as doses pediátricas para o Estado do Rio de Janeiro tinha previsão de partida para as 23h40 desta quinta-feira, 13, de São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro no início da madrugada desta sexta, 14. De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição será feita de forma proporcional ao número de crianças em cada unidade da Federação. Na capital fluminense, a vacinação infantil está prevista para começar na próxima semana.  

Capacitação na segunda-feira

A Prefeitura de Nova Friburgo informou também que a capacitação dos profissionais que trabalharão na Campanha de Vacinação Pediátrica contra a Covid-19 acontecerá na segunda-feira, 17. Em nota, a prefeitura disse que “o objetivo é oferecer aos profissionais de Nova Friburgo um conhecimento mais amplo sobre essa área, já que a aplicação dos imunizantes nas crianças requer maior cuidado e cautela.”  Os profissionais serão divididos em duas turmas para que as recomendações de biossegurança contra a Covid-19 sejam cumpridas.

Mais de quatro milhões de doses até final do mês

A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada na última semana. O Governo Federal informou que, para 2022, assinou um contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses da Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde a remessa que chegou ontem é a primeira das 4,3 milhões de doses pediátricas da farmacêutica americana que devem ser entregues ainda em janeiro. E, até o final de março, o Brasil deve contar com 20 milhões de doses da vacina da Pfizer pediátrica.

O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). O esquema vacinal para esse público terá o intervalo de oito semanas. Pais ou responsáveis devem estar presentes no momento em que a criança for se vacinada. Caso não seja possível, quem acompanhar a criança deverá levar autorização por escrito.

 

LEIA MAIS

Na sexta-feira tem mais uma repescagem para todas as idades, somente na Uerj

Profissionais celebram seu dia nesta quinta. Projeto beneficia também técnicos e auxiliares, além de parteiras

Também continuam as campanhas contra a gripe e o sarampo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina