Friburgo começará vacinando 940 de um total de 30 mil crianças de 5 a 11 anos

Primeira remessa de doses infantis contra Covid a ser enviada pelo estado ainda não tem data para acontecer; capacitação será na segunda
quinta-feira, 13 de janeiro de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Vacinação em criança (Aquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Vacinação em criança (Aquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo vai receber 940 doses  de vacina contra a Covid-19 direcionada às crianças de 5 a 11 anos de idade, na primeira remessa enviada pelo governo do estado. O cronograma de vacinação e a logística de distribuição das doses ainda estão sendo elaborados pela Coordenação de Imunização do Município e, segundo a prefeitura, tão logo tudo esteja definido, as informações serão amplamente divulgadas.

No Censo Escolar, segundo a prefeitura, foram declaradas cerca de 30 mil matrículas na faixa etária de 5 a 11 anos, no município de Nova Friburgo. (Unidades Municipais, Estaduais e Privadas).

O Ministério da Saúde anunciou a chegada nesta quinta-feira, 13, do primeiro lote, com 1,2 milhão de doses da vacina pediátricas da Pfizer, ao Brasil. O avião com os imunizantes aterrissou ainda durante a madrugada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP. As doses foram encaminhadas para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos-SP, onde foram submetidas aos processos de controle de qualidade e temperatura e em seguida foi iniciada a distribuição para os estados.

Apesar de não ter sido divulgada, até a atualização desta notícia, a quantidade de doses destinada a cada estado, o Ministério da Saúde informou, em sua página que o voo com as doses pediátricas para o Estado do Rio de Janeiro tinha previsão de partida para as 23h40 desta quinta-feira, 13, de São Paulo, chegando ao Rio de Janeiro no início da madrugada desta sexta, 14. De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição será feita de forma proporcional ao número de crianças em cada unidade da Federação. Na capital fluminense, a vacinação infantil está prevista para começar na próxima semana.  

Capacitação na segunda-feira

A Prefeitura de Nova Friburgo informou também que a capacitação dos profissionais que trabalharão na Campanha de Vacinação Pediátrica contra a Covid-19 acontecerá na segunda-feira, 17. Em nota, a prefeitura disse que “o objetivo é oferecer aos profissionais de Nova Friburgo um conhecimento mais amplo sobre essa área, já que a aplicação dos imunizantes nas crianças requer maior cuidado e cautela.”  Os profissionais serão divididos em duas turmas para que as recomendações de biossegurança contra a Covid-19 sejam cumpridas.

Mais de quatro milhões de doses até final do mês

A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada na última semana. O Governo Federal informou que, para 2022, assinou um contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses da Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde a remessa que chegou ontem é a primeira das 4,3 milhões de doses pediátricas da farmacêutica americana que devem ser entregues ainda em janeiro. E, até o final de março, o Brasil deve contar com 20 milhões de doses da vacina da Pfizer pediátrica.

O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A tampa do frasco da vacina é na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). O esquema vacinal para esse público terá o intervalo de oito semanas. Pais ou responsáveis devem estar presentes no momento em que a criança for se vacinada. Caso não seja possível, quem acompanhar a criança deverá levar autorização por escrito.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina