Friburgo alcança 70% da população imunizada contra a Covid-19

Leitos de enfermaria e UTI para infectados continuam zerados. Campanha de vacinação continua nesta quinta
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento na Praça Getúlio Vargas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento na Praça Getúlio Vargas (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nesta quarta-feira, 10, mais um importante marco na batalha contra a Covid-19 foi atingido em Nova Friburgo : 70% da população friburguense está totalmente vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única do imunizante Janssen. A meta de vacinar esse percentual da população foi estabelecida pela prefeitura pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  essa era a quantidade mínima estimada para ser atingida a chamada “imunidade de rebanho”. O termo se refere à diminuição do contágio de um vírus em determinado grupo de pessoas ou local, devido ao grau de imunidade adquirida pelos indivíduos, reduzindo as chances da doença encontrar uma pessoa vulnerável para infectar. 

Esse resultado é a soma de uma série de fatores que envolvem desde a mobilização da população que se conscientizou em tomar a vacina para prevenir a Covid-19, como todo o trabalho realizado pelos profissionais de saúde da cidade ao longo de todo o período de pandemia. Ao celebrar essa importante conquista, a Prefeitura de Nova Friburgo agradece a cada cidadão que se imunizou e convida aqueles que ainda não completaram a sua vacinação a buscarem uma unidade de saúde. “Apesar do marco, o trabalho ainda não acabou e vamos continuar lutando contra o coronavírus, em honra àqueles que não tiveram a chance de tomar a vacina e perderam a vida para a Covid”, destaca o trecho de uma postagem da prefeitura feita ontem, 10, em suas redes sociais.

Enfermarias e UTIs Covid de todos os hospitais vazias

Outro motivo de celebração para a Prefeitura de Nova Friburgo é que desde a última segunda-feira, 8, todos os leitos de enfermaria e UTI destinados exclusivamente para os pacientes infectados pelo coronavírus nos hospitais Raul Sertã, Unimed, São Lucas e Serrano, estão vazias. Ou seja, mais uma comprovação da eficácia da vacinação e do avanço da campanha no município. O total de óbitos no município continua estacionado em 863 pessoas desde o início deta semana. 

Nesta quinta, 11, a Secretaria Municipal de Saúde dá sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, das 9h às 13h, nos ginásios esportivos do bairro Cordoeira e do distrito de Conselheiro Paulino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, na Fábrica Filó) e no posto de saúde do bairro São Geraldo, e, das 9h às 13h também nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O público alvo desta vez será os profissionais de saúde e idosos que já completaram seis meses do recebimento da segunda aplicação e poderão agora receber a terceira dose. Já os imunossuprimidos (pacientes com câncer, doenças imunológicas ou transplantados) que completaram o esquema vacinal há pelo menos 28 dias, também poderão receber a dose de reforço hoje. 

Quem precisa tomar a segunda dose da Pfizer, seja porque recebeu a primeira aplicação deste laboratório ou para realizar a intercambialidade entre a AstraZeneca, poderá buscar um ponto de vacinação. Nesta sexta-feira, 12, a imunização será oferecida para o público que está com a segunda dose marcada até o dia 12. Ainda na sexta-feira acontecerá a aplicação da segunda dose da Coronavac para a população com a vacina agendada para esta semana. Além disso, a prefeitura também realizará nesta sexta-feira a repescagem da primeira dose para a população com mais de 18 anos, somente na Uerj.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde