Flexibilização em Nova Friburgo vai parar na Justiça

Sem indicadores mais precisos sobre leitos e testes, Defensoria Pública quer impedir a retomada de alguns setores da economia
sábado, 30 de maio de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Pandemia em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Pandemia em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Os defensores públicos Larissa Davidovich e Henrique Colly, em conjunto com a Coordenação de Saúde e de Tutela Coletiva da Defensoria ajuizaram uma ação civil pública para tentar suspender os efeitos do decreto doprefeito Renato Bravo que permitiu o funcionamento das indústrias a partir desta segunda-feira, 1º, com 50% da capacidade, além da inclusão de panificadoras e óticas nos serviços essenciais autorizados a funcionar, observando-se as medidas sanitárias. 

Segundo os defensores, essa flexibilização, ainda que gradativa e controlada, provocará aumento no número de contaminações, se comparado à taxa de contágio no ambiente de confinamento. “Ainda que se diga que a taxa de contaminação será monitorada e controlada, é inevitável constatar a inexistência de vagas para internação na rede pública municipal” diz o documento referindo-se a saturação nos leitos de Covid-19 do Hospital Raul Sertã - que dispõe de 22 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus.

 A Defensoria observa que a prefeitura informou, em ofício, no último dia 27, com relação aos leitos da rede pública, que “estava com a capacidade totalmente ocupada”. “O decreto traz em si o germe de sua inviabilidade, pois flexibiliza o isolamento sem respeitar requisito que a própria norma determina ser essencial para tanto”, diz o documento.

 “Precisamos recorrer ao Judiciário já que as nossas recomendações não foram atendidas para não ter flexibilização até que indicadores importantes fossem atingidos e isso não aconteceu, como os 100% de leitos ocupados na rede pública”, disse a defensora  Larissa. “Os leitos a que se refere o decreto, naturalmente, são os disponíveis na rede pública. Não é possível incluir na base de cálculo do percentual os leitos da rede privada, pois estes não são acessíveis à população em geral”, escreveram os defensores em referência a resposta da prefeitura ao jornal A VOZ DA SERRA de que “a informação de que o Raul Sertã conta com 100% de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria não invalida a retomada gradual e segura das atividades industriais porque a referida métrica de 70% de ocupação dos leitos se refere a todos os hospitais, inclusive os particulares”, informou o município em nota.

O decreto é claro ao se referir aos “leitos de UTI, destinados pelo município especificamente para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19”. De acordo com a ação, ao que parece, a prefeitura, para permitir a flexibilização do isolamento, utilizou como base para a verificação do percentual de leitos ociosos as UTIs dos hospitais privados do município, mas não é isso que o decreto preconiza. Tais leitos não são “destinados pelo município” para o tratamento da Covid-19, mas, sim, pelos hospitais privados aos clientes dos planos de medicina privada.

Os defensores alegam, também, que o número de vagas na rede privada não é divulgado pelo município e tampouco pelos hospitais, “tornando impossível a verificação do número real de leitos existentes, o que viola os princípios da publicidade e da transparência”. No documento, também consta uma fala do prefeito Renato Bravo a respeito da flexibilização em meio à ocupação de todos os leitos Covid-19 do município em que informou estar “em processo de conversação” para utilização de leitos da rede privada”.

A Defensoria baseia-se também na informação da prefeitura que seriam abertos novos leitos no Hospital Raul Sertã, “mas, até o momento estes leitos não estão disponíveis”, informaram os defensores. A Defensoria concluiu que no dia de sua edição, o município não preenchia o requisito para flexibilização previsto na própria norma, qual seja, ocupação de leitos de UTI em percentual inferior a 70%.

Ainda de acordo com os defensores, as notórias investigações da Polícia Federal a respeito de contratos da Secretaria estadual de Saúde, não é “implausível se supor que podem ocorrer novos adiamentos, ou até mesmo que seja cancelada a inauguração do hospital. O Secretário estadual de Saúde já aventou a possibilidade de que algumas unidades sequer sejam concluídas”.

Recomendação de lockdown

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, no último dia 6 conclui que “frente ao agravamento do cenário da pandemia, com o gradativo aumento de circulação de pessoas nas últimas semanas, a não adoção de medidas imediatas de lockdown pode levar a um período prolongado de escassez de leitos e insumos, com sofrimento e morte para milhares de cidadãos e famílias do estado do Rio de Janeiro”.

Testagem baixa

A ação civil pública também se baseia na baixa testagem da população para a doença. Até o último dia 27, tinham sido aplicados no município 468 testes, que corresponde a 0,2% da população. “Para que possam ser aflouxadas as medidas de isolamento, é preciso que sejam criadas condições mínimas de atendimento aos infectados. O achatamento da curva de contaminação da doença tem a função de permitir ao Poder Público adotar as medidas necessárias para redução dos danos. Mas é preciso que o algo seja feito nesse sentido, em primeiro lugar”, observa a defensora.  

O documento ainda recomenda que a flexibilização não seja adotada enquanto o município estiver com 100% de ocupação dos leitos de UTI, ainda que mediante a promessa de aumento da capacidade da rede pública. “De nada adiantará que o Governo do Estado do Rio determine a adoção de medidas rígidas de isolamento e distanciamento social de toda a população, se um único município caminhar em sentido contrário. O que se conclui, é que os motivos determinantes para a posturas do prefeito não correspondem à realidade. Por isso, recorremos à Justiça para suspender os efeitos do decreto municipal em vigor que flexibiliza o funcionamento de comércios não essenciais, sob pena de multa a diária de R$ 10 mil”, frisa Larissa Davidovich. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra