Firjan: produção industrial fluminense tem desempenho melhor que média nacional

Perspectivas para retomada consistente da economia em 2022 permanecem otimistas e promissoras
quinta-feira, 12 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Firjan: produção industrial fluminense tem desempenho melhor que média nacional

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em março, a produção industrial do Estado do Rio avançou 2,1% em relação a fevereiro. Com esse resultado, a economia fluminense manteve a trajetória de crescimento iniciada no terceiro trimestre do ano passado, registrando taxa de 6,2% no acumulado de 12 meses. Para a Firjan, os dados mostram maior fôlego da indústria do estado quando comparada à economia nacional (+1,8%).

A Firjan ressalta que, a despeito da deterioração da conjuntura, sobretudo a internacional, a economia fluminense tem apresentado um ambiente de fato mais favorável. O elevado volume de investimentos com recursos arrecadados do leilão da Cedae tem beneficiado toda a cadeia da construção civil do estado, com transbordamento positivo para os demais setores. Teve destaque o bom  desempenho dos segmentos automotivo (+39,4%) e metalúrgico (11,0%) no acumulado de 12  meses, até março de 2022.

Além disso, a retomada da confiança do empresário industrial do estado tem repercutido sobre o segmento de produtos farmacêuticos (+14,7%), recuperando um setor que já foi bem pujante e importante para a indústria fluminense. O segmento de derivados de petróleo, que tem o maior peso para o setor industrial do estado, também vem mostrando dinâmica mais positiva (+2,3%), interrompendo uma sequência de taxas negativas desde novembro de 2010.

A Firjan considera que, no que diz respeito à própria conjuntura do Estado do Rio, as perspectivas para uma retomada mais consistente da economia em 2022 ainda permanecem otimistas e promissoras.

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios