Firjan: produção industrial fluminense tem desempenho melhor que média nacional

Perspectivas para retomada consistente da economia em 2022 permanecem otimistas e promissoras
quinta-feira, 12 de maio de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Firjan: produção industrial fluminense tem desempenho melhor que média nacional

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em março, a produção industrial do Estado do Rio avançou 2,1% em relação a fevereiro. Com esse resultado, a economia fluminense manteve a trajetória de crescimento iniciada no terceiro trimestre do ano passado, registrando taxa de 6,2% no acumulado de 12 meses. Para a Firjan, os dados mostram maior fôlego da indústria do estado quando comparada à economia nacional (+1,8%).

A Firjan ressalta que, a despeito da deterioração da conjuntura, sobretudo a internacional, a economia fluminense tem apresentado um ambiente de fato mais favorável. O elevado volume de investimentos com recursos arrecadados do leilão da Cedae tem beneficiado toda a cadeia da construção civil do estado, com transbordamento positivo para os demais setores. Teve destaque o bom  desempenho dos segmentos automotivo (+39,4%) e metalúrgico (11,0%) no acumulado de 12  meses, até março de 2022.

Além disso, a retomada da confiança do empresário industrial do estado tem repercutido sobre o segmento de produtos farmacêuticos (+14,7%), recuperando um setor que já foi bem pujante e importante para a indústria fluminense. O segmento de derivados de petróleo, que tem o maior peso para o setor industrial do estado, também vem mostrando dinâmica mais positiva (+2,3%), interrompendo uma sequência de taxas negativas desde novembro de 2010.

A Firjan considera que, no que diz respeito à própria conjuntura do Estado do Rio, as perspectivas para uma retomada mais consistente da economia em 2022 ainda permanecem otimistas e promissoras.

 

LEIA MAIS

Indicador de número de empregados também subiu e ficou com o maior nível do ano

Empresas precisam assinar termo de adesão a convenção coletiva

Setor de eventos, o mais prejudicado pela pandemia, ganha fôlego agora

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios