Feriado prolongado comprova tendência de alta na retomada do turismo fluminense

Levantamento mostra que ocupação de hotéis será de 81% nas cidades do interior e de 75,4% na capital
quinta-feira, 02 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Encontro dos Rios na APA de Macaé de Cima (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O Encontro dos Rios na APA de Macaé de Cima (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Com o avanço da vacinação, a retomada do turismo fluminense apresenta números animadores. Segundo levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), a média geral de ocupação hoteleira no interior do estado para o feriadão de 7 setembro é de 81%.

Pela época do ano, mais uma vez, os destinos localizados na serra despontam como os mais procurados. Petrópolis apresenta a maior taxa, com 93% de quartos reservados, seguido de Teresópolis, com 91%, e Nova Friburgo, 83%. O Vale do Café também registra bons números: Vassouras, 89%; Valença/Conservatória, 87%; e Miguel Pereira, 75%. Itatiaia/Penedo, na região das Agulhas Negras, terá 79% dos quartos ocupados.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os números reforçam o trabalho do governo na promoção dos destinos fluminenses direcionado aos visitantes que moram no Rio de Janeiro e em outros estados. "O mercado nacional é o nosso foco neste momento. As restrições sanitárias impostas pela maioria dos países dificulta as viagens internacionais. Por isso, todo o trabalho da Setur-RJ tem sido pensado nos visitantes nacionais, especialmente os moradores do Rio de Janeiro e de estados vizinhos. O turista busca destinos com deslocamento curto, que cumpram o turismo consciente e que ofereçam atrativos ao ar livre. É a hora de o Estado do Rio mostrar que está pronto a atender os desejos desse público ávido por viagens e novas experiências".

As cidades do litoral também registram bons índices de reservas. Entre as que apresentam a maior procura estão Angra dos Reis, com 84%, e Paraty, 81%, ambas na Costa Verde. Na Costa do Sol, as mais procuradas foram Armação dos Búzios (83)%, Cabo Frio (82%), Arraial do Cabo (81%) e Macaé (80%).

Setor turístico da capital comemora bom índice

De acordo com pesquisa do Hotéis Rio – Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro -, a ocupação hoteleira na capital, até o momento, está em 75,4%. Os bairros com maior procura são Ipanema/Leblon, que registram 92% dos quartos reservados, seguido por Flamengo/Botafogo, 85%, e Leme/Copacabana, 84%.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Paulo Michel, destacou que, a partir do avanço do calendário de vacinação, os viajantes estão mais confiantes e que o feriado será de bons números para a hotelaria. "Atribuímos este incremento na demanda também ao trabalho de promoção que vem sendo realizado com foco nos municípios do interior", concluiu.

LEIA MAIS

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Abertura oficial do evento é neste domingo com encerramento na próxima quinta-feira

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo