Neste sábado, 13, é comemorado o Dia Nacional do Turista. E excepcionalmente neste 2020, mais do que em anos anteriores, importante destacar e reverenciar atividades ligadas ao mercado de viagens que, em meio à pandemia do novo coronavírus, unem forças para superar impactos e, ao mesmo tempo, preparar a retomada.
A pandemia vai passar; o turismo, não”
Em todo o Brasil, além do governo federal, os estados, municípios e entidades privadas buscam alternativas que não só garantam a sobrevivência de negócios e empregos, mas também estimulem a procura pelos variados atrativos do país no futuro.
De olho na volta à normalidade, o Ministério do Turismo (MTur), além de adotar medidas de socorro ao segmento, criou um espaço no seu portal que divulga vídeos promocionais de diversos destinos. O objetivo é cativar o interesse do viajante e convidar o público a concretizar, passada a crise, o desejo de desfrutar dos inúmeros atrativos que fazem a fama do Brasil mundo afora.
O ministro Marcelo Álvaro aposta no potencial nacional para fazer frente aos desafios do pós-pandemia. “Passado esse momento adverso, o turismo tem tudo para registrar novamente os avanços alcançados no Brasil e continuar favorecendo o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Estamos falando de um universo que representa mais de 8% do PIB e que, com o apoio do governo federal, terá a força necessária para se manter e voltar a aproveitar o nosso enorme potencial de atrair visitantes”, ressaltou.
Vários estados do país incentivam turistas a postergar o sonho de botar o pé na estrada pelos destinos nacionais. Eles utilizam perfis em redes sociais para enaltecer atrativos, conquistar interesse e recomendar viagens após a pandemia.
A tentativa de convencer o visitante a adiar planos conta ainda com ações tipo desenvolvidas por entidades como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que seguem a mesma linha.
Para apoiar essas iniciativas, o MTur criou um espaço no seu portal para divulgar vídeos promocionais que apostam em mensagens como “nos vemos em breve”, “estaremos esperando por vocês” e “a pandemia vai passar; o turismo, não”.
Medidas articuladas pelo ministério a partir do permanente contato com representantes do trade turístico e de outros órgãos do governo federal contribuem para mitigar prejuízos do coronavírus. Uma delas, a campanha 'Não cancele, remarque!’, estimula o adiamento de viagens, pacotes e eventos culturais contratados, visando reforçar a manutenção de negócios e postos de trabalho na área.
O órgão também atua para facilitar o acesso a empréstimos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), além de, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, ter elaborado Medida Provisória que disciplina cancelamentos e remarcações nos ramos turístico e cultural.
Saiba mais em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13499-dia-nacional-do-turismo-preparando-o-futuro-do-setor.html
Deixe o seu comentário