Estado prorroga medidas restritivas até o dia 20

Ônibus intermunicipais de uma porta, como os da linha Rio-Friburgo, podem agora circular com todas as poltronas ocupadas
terça-feira, 08 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Ônibus da linha Rio-Friburgo descendo a serra (Arquivo AVS)
Ônibus da linha Rio-Friburgo descendo a serra (Arquivo AVS)

Em decreto publicado na edição extra do Diário Oficial da última sexta-feira, 4, o governador em exercício Cláudio Castro prorrogou, até o próximo dia 20, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. O decreto altera o funcionamento de shoppings e centros comerciais, que passam a poder funcionar com 2/3 de sua capacidade total e não mais apenas com 50%. A decisão foi tomada com base nos dados científicos da evolução da pandemia e está alinhada com o que já estava autorizado na capital fluminense, gerando maior segurança jurídica para os estabelecimentos comerciais. Continuam suspensos os eventos com a presença de público, como shows, além da permanência nas praias, lagoas e cachoeiras.

Ainda de acordo com o decreto, as aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino, inclusive nas unidades de ensino superior, continuam suspensas até o próximo dia 13. Os atos normativos que regulamentarão a retomada das aulas, ficam a cargo das secretarias estaduais de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação. O uso de máscaras de proteção continua sendo obrigatório em espaços públicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas estaduais. Está mantida ainda a recomendação às prefeituras fluminenses de reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades locais, em horários específicos para evitar aglomerações. Os municípios têm autonomia para manter suas determinações e regras.  

Ônibus intermunicipais 

Outro decreto, específico para o transporte intermunicipal de passageiros, também foi publicado na edição extra do Diário Oficial desta última sexta-feira. A nova medida diz respeito apenas aos ônibus do tipo rodoviário (de uma porta) que operam entre a Região Metropolitana e o interior do estado. A ocupação desses veículos, a qual se adequa as linhas que ligam Nova Friburgo ao Rio, Niterói, Região dos Lagos e Campo Grande, na Zona Oeste carioca, fica limitada ao número de assentos disponíveis (e não mais 60% de ocupação), sendo proibido o transporte de passageiros em pé. 

 

LEIA MAIS

Validade do cadastro passa a ser indeterminada a partir desta quinta

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Presente ao encontro, presidente do DER-RJ se compromete a dar prosseguimento aos estudos dos traçados

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra