Estado fornecerá placas para sinalizar regiões com potencial turístico

Medida pode beneficiar Friburgo. Projeto similar já contempla cachoeiras e montanhas da cidade
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Estado fornecerá placas para sinalizar regiões com potencial turístico

O Governo do Estado do Rio de Janeiro , por meio da Companhia de Turismo do Estado (TurisRio) e da Secretaria estadual de Turismo (Setur-RJ), vai mapear as demandas de sinalização dos pontos turísticos das regiões com maior potencial de visitação do Estado do Rio de Janeiro para facilitar o acesso dos turistas. Com base nas informações colhidas, o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), órgão vinculado à Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras (Seinfra), produzirá projetos de placas indicativas para serem fornecidos gratuitamente aos municípios.

A medida pode beneficiar Nova Friburgo. Com um potencial turístico variado, o município possui diversas formas de lazer e atrativos para quem curte uma temporada na serra. No ano passado, a iniciativa privada confeccionou placas de sinalização com informações a respeito de alguns destes pontos muito visitados pelos próprios friburguenses. São sinalizações a respeito de altitudes das montanhas, a direção e o caminho a ser percorrido. Também há detalhes a respeito das cachoeiras nas proximidades.

A medida é uma das ações do Governo do Estado do Rio para incentivar o turismo no interior fluminense, principalmente no período pós-pandemia. Para garantir o início do projeto, foi assinado na última segunda-feira, 22, um Termo de Cooperação Técnica entre o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, o presidente do IEEA, Guilherme Fonseca, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida.

O acordo prevê que os projetos básicos e executivos de sinalização das placas sejam realizados por técnicos do IEEA. Já a TurisRio irá fornecer toda a infraestrutura necessária, assim como entender as demandas das prefeituras locais. O trabalho está previsto para começar em março pela região do Vale do Café e estará dentro dos padrões nacionais e irá facilitar aos municípios a busca por recursos com o Governo Federal para a implementação das placas.

 

LEIA MAIS

Objetivo é restringir a chegada de turistas e o ir e vir desnecessário de moradores

Novidade tem por objetivo conter o fluxo de turistas, caso os feriadões de abril sejam antecipados no estado

Decreto em vigor permite hospedagens, bares, restaurantes e shows até na bandeira vermelha, em distritos turísticos

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo