Estado entrega o maior lote de vacinas contra Covid, 9 mil para Friburgo

Prefeitura ainda não informou qual o novo público-alvo a ser imunizado com nova remessa de Coronavac e Astrazeneca
segunda-feira, 22 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
As entregas começaram em janeiro (Arquivo AVS)
As entregas começaram em janeiro (Arquivo AVS)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou nesta segunda-feira, 22, a entrega do maior lote de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 759.100 doses, sendo 618.200 doses de Coronavac e dez mil doses da Oxford/Astrazeneca para primeira aplicação do esquema vacinal, e outras 130.900 doses de Coronavac destinadas à segunda aplicação.

Nova Friburgo receberá 9.015 doses da Coronavac, sendo 7.440 para primeira dose e 1.570 para segunda aplicação. Além disso, mais cinco doses da Oxford/Astrazeneca também serão entregues ao município. A prefeitura ainda não informou qual o novo público-alvo a ser imunizado. 

Novo público-alvo ainda não definido

A Secretaria Municipal de Saúde explica que, devido a maior quantidade de imunizantes recebidas, o novo cronograma será divulgado nos próximos dias com o público-alvo ampliado, pois precisa terminar a imunização da faixa etária que está em andamento, para consolidar a logística da nova fase de vacinação do município. Até o momento, este foi o 9º lote que Nova Friburgo recebeu, e já foram vacinadas 5.464 pessoas a partir dos 76 anos, em 22 pontos de vacinação montados no município.

O lote de Oxford/Astrazeneca será também enviado a 26 municípios que possuem comunidades quilombolas.

“Nesta segunda-feira, 22, os helicópteros que decolaram do Grupamento Aéreo de Niterói levaram não só as doses de vacina. Levaram esperança para vencermos essa doença e retomarmos a nossa vida normalmente. Já são mais de 2,7 milhões de doses distribuídas a todas as cidades. Também compramos seringas e agulhas pelo menor preço do país. Vamos seguir trabalhando duro e enviando cada vez mais vacinas e abrindo mais leitos nos hospitais”, afirmou o governador em exercício Cláudio Castro. 

O ministério orientou o uso imediato como primeira dose dos imunizantes que estavam retidos para segunda dose da remessa enviada em 17 de março. Apenas as vacinas retidas da sétima remessa (11 de março) serão distribuídas como segunda dose. O documento ressalta que a medida visa acelerar o processo de vacinação em todo o país e que as pactuações tripartites para adoção das estratégias adotadas serão revistas semanalmente.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) reforça, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Público prioritário 

A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

  • Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;

  • Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;

  • Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;

  • Trabalhadores dessas instituições;

  • Povos indígenas vivendo em terras indígenas;

  • Idosos a partir de 70 anos.

  • Povos e comunidades tradicionais ribeirinha;

  • Povos e comunidades tradicionais quilombola. 

Vacinação 

Até as 9h deste sábado, 20, o estado registrava 850.603 pessoas vacinadas com a primeira dose e 294.431 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: (vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br). 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra